O profissional formado em Educação Física está apto a trabalhar com a promoção da saúde e do bem-estar, além de atuar em áreas como treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada à área de Educação Física, entre outros campos relacionados às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas.
Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências específicas que o capacitam para a docência do componente curricular de Educação Física no ensino infantil, fundamental, médio e para jovens adultos.
As oportunidades de carreira na área de Educação Física são diversas e incluem atuação em escolas, clubes esportivos, academias de ginástica, empresas de assessoria esportiva, centros de treinamento, entre outros.
O graduado em Educação Física pode atuar como professor de Educação Física em instituições de ensino, personal trainer, treinador esportivo, preparador físico, coordenador de atividades físicas e esportivas, gestor de programas de lazer e recreação, consultor em programas de saúde e qualidade de vida, entre outras possibilidades.
Com um perfil sociável, ativo, persistente, criativo, tolerante e aberto ao diálogo, o profissional formado em Educação Física é comunicativo, gosta do que faz, atualiza-se constantemente, ama o esporte, a cultura, o movimento humano e busca sempre estratégias que promovam a saúde e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável.