Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e está relacionada:
- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e das responsabilidades sociais das instituições de ensino superior por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
O processo interno de avaliação é um instrumento de diagnóstico, informação, planejamento e busca de melhorias contínuas.
Por meio dele, são tomadas ações para a correção dos desvios e / ou carências encontradas, aperfeiçoando, assim, a política institucional, que poderá ser definida nas diretrizes institucionais a partir da realidade compreendida.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA – da foi criada para atender a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, sendo que antes mesmo desta lei entrar em vigor a instituição já efetuava avaliações internas.