A medicina é uma das carreiras mais antigas e tradicionais em nossa sociedade. Conhecida por todos, à primeira vista parece que essa profissão dispensa maiores explicações. Entretanto, isso muda quando falamos de alguém que está pensando em começar um curso de medicina.
Se esse é seu caso, este é o momento de pesquisar a fundo mais informações sobre a profissão, o curso e os possíveis caminhos que um médico pode seguir no mercado de trabalho. Confira a seguir algumas informações importantes que você precisa saber para descobrir se o curso de medicina é realmente para você.
Na hora de se escolher uma profissão, muitos orientadores vocacionais indicam realizar uma pesquisa sobre a estrutura do curso que você quer fazer. Vendo as matérias obrigatórias e como o curso é divido, é possível ter uma noção de como será a faculdade e se você gosta do que é proposto.
No caso específico do curso de medicina, normalmente o curso é divido em 3 etapas: os dois primeiros anos com matérias básicas (anatomia, por exemplo), os dois seguintes com contato com pacientes em exames e diagnósticos, e nos anos finais do curso, os estudantes aprendem a parte clínica na prática atuando dentro de hospitais.
Apesar de ser uma estrutura básica, vale a pena olhar o programa completo do curso e assim ter uma visão mais aprofundada. Vale lembrar que depois da finalização da faculdade ainda é possível fazer residência, o que tornará o médico especialista em alguma área (cardiologia, cirurgia plástica, ginecologia, entre outros).
Um futuro médico tem diversas opções de carreira. Ele pode optar por trabalhar em hospitais, ter sua própria clínica, atuar como médico do trabalho dentro de empresas e até ir para o lado acadêmico sendo pesquisador da área.
Com possibilidades tão diferentes, o ideal é que você consiga conversar com profissionais da área para ter uma ideia de como o mercado funciona na prática. Uma outra dica que pode te mostrar um pouco sobre a rotina médica é assistir a séries e filmes que retratam o dia a dia dos profissionais. Apesar de serem histórias fictícias, elas podem te dar uma boa noção do que te espera.
Mesmo gostando da estrutura do curso de medicina e da carreira de um médico, você também precisa levar em consideração algumas habilidades necessárias para a profissão. Uma delas é lidar com o fato de que você verá sangue e cadáveres durante a faculdade, pois essas etapas fazem parte do processo de formação de um médico.
Outro fator é saber se você está preparado para trabalhar de forma flexível, sem rotina definida e por longas jornadas. Médicos ou internos (quem está no 5º ou 6º ano da faculdade) são acostumados a fazerem plantões que vão de 12 a 24 horas de trabalho e, muitas vezes, trabalham durante a madrugada.
O momento de escolher uma profissão certamente não é fácil, ainda mais quando falamos de uma carreira tão admirada. Estas são algumas dicas que podem te ajudar a decidir se o curso de medicina é realmente para você, mas não se esqueça de pesquisar a fundo a profissão para tomar uma decisão acertada.
Se você ainda está na dúvida, veja nosso artigo 5 motivos pelos quais você deve cursar medicina com mais informações sobre o tema!