DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça os diferentes tipos de graduação!

Compartilhe esse post

Muitas pessoas não sabem, mas existem diversos tipos de graduação. É fundamental conhecer cada um deles para fazer a escolha correta e de acordo com suas necessidades. Quando não conhece as diferenças entre as graduações, você reduz as oportunidades oferecidas no mercado por não saber a respeito do curso que deseja realizar. 

Nesse sentido, é importante ressaltar que, durante uma graduação, você aprenderá informações a respeito da profissão em que atuará e aperfeiçoará as habilidades e competências para se inserir no mercado de trabalho. Por isso, conhecer os tipos de graduação é primordial, já que eles apresentam determinadas especificidades. Continue a leitura para ficar por dentro!

Bacharelado 

O bacharelado é a opção mais tradicional e consiste em uma formação mais global. Os cursos em bacharelado podem apresentar duração de 4 a 6 anos, o conteúdo é ministrado de forma mais ampla, distribuído em disciplinas práticas e teóricas. O principal objetivo é garantir que o aluno vivencie diferentes experiências durante os estudos. 

O principal benefício do bacharelado é a formação de um profissional mais generalista, uma vez que ele pode atuar em diferentes áreas. Saiba que não é permitido atuar como professor da educação básica, já que existe um tipo de graduação específica. Veja, a seguir, os exemplos de cursos superiores de bacharelado: 

  • Administração
  • Arquitetura e Urbanismo 
  • Ciência da Computação; 
  • Educação Física; 
  • Enfermagem; 
  • Engenharias;
  • Farmácia; 
  • Medicina; 
  • Odontologia e entre outros.

Licenciatura 

Os cursos de licenciatura duram de 4 a 6 anos, e a grade curricular é feita para capacitar o aluno na carreira que tem interesse. Os profissionais ficam preparados para atuar como professores e ministrar aulas no ensino fundamental e médio. Dessa forma, é uma opção para quem deseja tornar-se educador. A licenciatura abrange os cursos de História, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Física e entre outros. 

É necessário ressaltar que existem cursos que apresentam possibilidade de formação tanto no bacharelado como na licenciatura, por exemplo, o de Biologia. Caso o acadêmico opte pelo bacharelado, ele atuará em laboratório e empresa e, na opção de licenciatura, poderá lecionar. 

Sequenciais 

Os cursos sequenciais são mais práticos, sendo que, durante o processo de formação, tem o objetivo de formar alunos para os setores no mercado de trabalho que estão em crescimento. Assim, é uma boa opção para quem deseja entrar no mercado de forma mais rápida, já que a duração média é de dois anos, e a formação é mais técnica e objetiva. Com ele, o estudante conseguirá ampliar seu conhecimento e poderá alcançar a vaga de emprego desejada. 

É válido mencionar que há dois tipos de cursos sequenciais. O complementar pode ser realizado por quem já está fazendo ou concluiu uma graduação. Ele serve para garantir uma melhor qualificação. E também existe o que não precisa de graduação, sendo exigida apenas a conclusão do ensino médio. Saiba que há cursos sequenciais para Edição de Vídeo, Gestão de Logística, Marketing Digital, Decoração de Interiores e entre outros.

Portanto, existem diferentes tipos de graduação. Para escolher a melhor opção, é preciso avaliar suas principais características e as possibilidades de crescimento profissional. Além do mais, é preciso avaliar seus aspectos para saber qual realmente satisfaz os seus objetivos.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *