TEIA é um acróstico para Tecnologia, Ensino, Inovação e Aprendizagem e como os processos de inovação na educação são a nossa paixão, temos como lema a frase “Inovar está em nosso DNA!”. Nossa missão é formar professores que saibam inspirar e desenvolver em seus alunos o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas do mundo real utilizando a inovação acadêmica a serviço da sociedade.

Natalia - teia unifacig

Nat

Natália é a Coordenadora do TEIA e professora dos cursos da área da Saúde.

Doutora e Mestre em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. Especialista em Educação pelo programa “21st Century Educators” pela Tampere University of Applied Sciencies (TAMK) na Finlândia e Especialista pelo programa “A Moderna Educação: metodologias, tendência e foco no aluno” pela PUC-RS.

Betinho

Humberto é o Analista Educacional do TEIA e professor nos cursos de Licenciatura e da Saúde.

Mestre em Educação Matemática pela UFOP. Especialista em Gestão Escolar e Estatística. Licenciado em Matemática pela FACIG. Além de ser professor no Ensino Superior, também leciona no Ensino Básico. Entre seus temas de interesse estão a Formação de Professores, as Metodologias Ativas e as Teorias da Aprendizagem.

Lud

Ludmila é a Gerente de Tecnologias Educacionais do TEIA e professora nos cursos de Licenciatura e Sistemas.

Mestre em Informática pela PUC-Minas. Especialista em Mídias na Educação pela UFJF. Licenciada em Computação e em Pedagogia. Entre seus temas de interesse estão as Metodologias Ativas de Aprendizagem, a Gamificação, a Formação de Professores e outros temas da Educação.

Cursos

Aprendizagem Significativa:
conectando conhecimentos
A discussão que é trazida neste curso serve de base para o entendimento de muitos movimentos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Você vai aprender sobre o Tripé da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel; o uso de Organizadores Prévios e muito mais.

Quero fazer

Tecnologia e Interação em sala de aula!
Neste curso, você vai aprender sobre a importância de inserir as tecnologias de forma intencional e planejada em sala de aula, que vai muito além de sua utilização, e deve permitir que os alunos sejam protagonistas e autores nesse novo universo! E é claro, que não vão faltar ideias de ferramentas práticas!

Quero fazer

Ensino Híbrido: transformando a educação
O Ensino Híbrido é uma abordagem de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço nos diversos níveis de ensino. Porém, para utilizá-la de forma adequada é preciso conhecer suas características e suas diversas modalidades. Isso e muito mais, você confere neste curso!

Quero fazer

Aprendizagem Baseada em Projetos: o futuro da educação
Neste curso, você vai aprender o que é, realmente, um projeto, quais as habilidades desenvolvidas na aprendizagem baseada em projetos. Além disso, trazemos ideias sobre o planejamento, a avaliação e o papel do professor nessa estratégia.

Quero fazer

Sala de Aula Invertida na Prática!
Neste curso, vamos abordar uma tendência educacional que tem um grande potencial de transformar nossas salas de aula. A Sala de Aula Invertida pressupõe uma mudança de papeis na experiencia de aprendizagem e um planejamento bem alinhado. Isso e muito mais, você vai aprender aqui!

Quero fazer

Descomplicando a Aprendizagem em Equipes
Trabalhar em equipes é essencial nos dias de hoje. Neste curso, vamos discutir como utilizar a metodologia TBL em sua sala de aula, ensinar seus alunos a trabalhar em equipes de forma eficiente e organizada e os 7 erros cometidos pelos professores ao planejar este tipo de atividade.

Quero fazer

Design Thinking: resolvendo problemas de forma criativa
O Design Thinking é uma ótima opção para os cenários educacionais. Neste curso, você vai aprender a utilizar a abordagem Design Thinking em sua sala de aula, ensinar seus alunos a resolver problemas de forma criativa e inovadora e exemplos práticos de sala de aula utilizando essa forma de promover experiências de aprendizagem.

Quero fazer

Game Time! Aprender pode ser divertido!
Neste curso, trazemos o que há de mais instigante em trazer o mundo dos games tão conhecidos por nossos alunos para a sala de aula. Também vamos diferenciar a Gamificação da Aprendizagem Baseada em Games, além de apresentar diversas plataformas para a criação de jogos para sua aula.

Quero fazer

Avaliações Inovadoras: será que sabemos avaliar?
De que ponto devemos começar a pensar nosso processo de avaliação? Como ferramentas como a Taxonomia de Bloom e as características SMART podem auxiliar esse processo? As respostas para essas perguntas e muito mais sobre os processos de avaliação, você confere neste curso.

Quero fazer

Mapas Mentais e seu potencial para a aprendizagem!
A linguagem principal do cérebro não é nem a palavra escrita nem a falada, este órgão trabalha por meio dos sentidos, criando associações entre imagens, cores, palavras-chave e ideias. Neste curso, vamos discutir como utilizar toda essa potencialidade do cérebro por meio dos mapas mentais.

Quero fazer