Porta de entrada para uma das carreiras mais procuradas e a mais conhecida das engenharias, o curso de engenharia civil atrai milhares de jovens anualmente.
É uma profissão com grande proporção de conteúdo técnico e envolve responsabilidades como análise de solo, cálculo estrutural para obras, projetos de instalações elétricas e hidráulicas, supervisão de prazos, segurança e qualidade bem como previsão de efeitos climáticos na construção.
Essas competências específicas diferenciam o curso de engenharia civil dos demais relacionados à construção. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!
Como é o curso de engenharia civil?
Como qualquer curso na área de exatas, é necessário familiaridade com a matemática, pois é a linguagem pela qual se descreve e trabalha os fenômenos físicos, como lembra o Prof. José Roberto Bernasconi, eleito o Engenheiro do Ano.
Para ingressar no curso é preciso se preparar bem! Os primeiros semestres exigem muito do aluno, sendo necessário muito foco e determinação para construir o futuro profissional nessa área tão importante e cheia de possibilidades.
É possível se especializar durante o curso, mas antes é preciso muita dedicação para superar a primeira etapa da graduação, chamada de ciclo básico, com forte presença de disciplinas exigentes, como cálculo, por exemplo.
Quais são as especializações possíveis?
Como em todos os ramos da engenharia, é possível se especializar em alguma área com a qual se tem mais afinidade como petróleo e gás, saneamento, construção civil, planejamento urbano, tráfego e muitas outras.
As especialidades incluem não somente projetos originais, mas também reformas e laudos. O engenheiro civil é um profissional versátil, de infraestrutura, que é fundamental para a sociedade.
Mas você não deve se preocupar muito com isso logo de início. Uma das grandes vantagens do curso de engenharia é justamente a elasticidade do currículo, sendo possível, inclusive, desenvolver múltiplas competências cursando o conjunto de matérias correspondente.
Como é o mercado de trabalho?
Já deu para perceber que o curso de engenharia civil tem uma ampla área de atuação. Além da construção civil e da indústria, há a área pública de planejamento urbano e tráfego.
Também é possível focar em reformas e laudos técnicos, até mesmo com a sua própria empresa de consultoria.
Com todos esses campos e uma grande carência de infraestrutura no país, a demanda por esses profissionais é enorme.
Além disso, há incentivos do governo nessa área, como por exemplo o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que já soma incríveis 1,9 trilhões em investimento.
O Brasil tem também sediado cada vez mais eventos de grande porte, como a Olimpíada e a Copa do Mundo. Isso nos coloca em um cenário de expansão de estrutura e serviços, demandando cada vez mais obras e instalações, além de dimensionamento de trânsito e abastecimento. O profissional de nível superior mais diretamente relacionado com esse crescimento é o engenheiro civil.
E então, pronto para iniciar o curso de engenharia civil? Procure uma faculdade que ofereça não só o curso, mas tenha estrutura e credibilidade no mercado. Siga nossas páginas nas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram, e fique por dentro das melhores informações e oportunidades!