Nos dias 09 e 10 de novembro de 2017, ocorreu o “III Seminário Científico da FACIG: Sociedade, Ciência e Tecnologia”; um evento que mais uma vez procurou integrar não só os professores e os graduandos da instituição como também o público externo, em especial àqueles que se dedicam à pesquisa ou se interessam. Esse evento contou com a participação de pesquisadores da instituição, bem como de outras instituições de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo, tais como UEMG, UFJF, PUC/Minas, UFF, UFMG, USP/Ribeirão Preto, UFOP, UFSJ, UFRRJ, UFV, UFRJ, Faculdade de Direito de Vitória, entre outras; o que veio a engrandecer ainda mais o evento.
Como nos anos anteriores, este evento objetivou propagar ideias e questionamentos nas mais diversas áreas do conhecimento, divulgar e ampliar pesquisas institucionais, promover o intercâmbio entre instituições de ensino, demonstrar a utilidade da pesquisa para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em geral, integrar-se à sociedade.
No primeiro dia, à noite, ocorreu a Palestra Magna, no Teatro João Bracks, proferida pelo professor Tião Rocha, sob o tema “A realidade social e os impactos no ensino superior”. Após a palestra, o evento foi abrilhantado pela presença da Orquestra OPAC.
No dia 10, ocorreram as sessões de pôster e as comunicações orais; ao todo, foram apresentados mais de 150 trabalhos científicos. O evento prestigiou as seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes. Criou-se um espaço em que professores, pesquisadores, alunos, coordenadores de curso, diretores, mantenedores e sociedade tiveram a oportunidade de debater democraticamente, trocar experiências e discutir sobre a produção do conhecimento científico. Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do III Seminário Científico.
Este evento veio consolidar ainda mais a FACIG como uma faculdade referência em nossa região por desenvolver não só ensino, mas também pesquisa e extensão; além disso, foi uma grande oportunidade, para todos os participantes, de reflexão e de troca de experiências com pesquisadores de outras instituições.