Desenvolver o hábito de leitura é uma meta de muitas pessoas, pois essa prática pode trazer inúmeros benefícios, como estimular o raciocínio, melhorar o vocabulário, desenvolver o pensamento crítico, melhorar a capacidade de escrita, ampliar o conhecimento de mundo, intensificar a criatividade, aperfeiçoar a capacidade de concentração e foco, entre outros.
Porém, você sabe o que é um hábito? Antes de criarmos o hábito da leitura, precisamos entender como o nosso cérebro funciona. Pensando nisso, trouxemos as informações da forma mais completa para você. Veja, adiante, o que é um hábito e como desenvolver o de leitura!
O que é um hábito?
Da mesma maneira como treinamos o nosso corpo, podemos treinar o nosso cérebro, e o hábito perpassa por essa prática, afinal ele é uma rotina de comportamento.
Existem alguns hábitos desenvolvidos de maneira coletiva, e nós os vivenciamos de maneira natural. Por exemplo, quando você escova os dentes antes de dormir, desempenha esse hábito junto de outras milhares de pessoas.
Porém, existem os hábitos individuais, aqueles que desenvolvemos com mais facilidade e aqueles que exigem disciplina. Aqueles que são mais fáceis, geralmente, são hábitos como dormir após o almoço, chegar da escola ou faculdade e jogar videogame ou conferir as redes sociais. Já aqueles hábitos mais difíceis demandam mais disciplina, como a prática de exercícios físicos ou o costume da leitura.
Isso acontece porque o nosso cérebro não sabe distinguir o que é ruim ou bom, ele procura ir pelo caminho mais curto e economizar energia. Por isso, é mais fácil desenvolvermos o hábito de dormir após o almoço do que o hábito da leitura.
Contudo, isso não significa que é impossível aprender a ler todos os dias. Pelo contrário, treinando o seu cérebro e construindo esse hábito, você pode virar um leitor voraz e realmente precisar dessa prática em sua rotina. Todavia, para isso, é necessário tempo, organização, disciplina e comprometimento.
Como desenvolver o hábito de leitura?
Veja, a seguir, algumas dicas fundamentais para desenvolver o hábito da leitura!
Comece pelo que você mais gosta
Como você está começando e deseja realmente despertar o interesse em si mesmo, comece por um gênero literário que oferece mais satisfação.
Algumas pessoas gostam de livros de aventuras com temáticas históricas, por exemplo, O Diário de Anne Frank, ou A menina que roubava livros. Outros gostam de livros de mistério, como O código Da Vinci. Outros já gostam de livros com temáticas mais leves e próximas das nossas vivências, como Confissões de uma garota excluída, mal amada e (um pouco) dramática.
Desenvolva micro-hábitos
Se você está começando, é importante desenvolver micro-hábitos, como ler 10 páginas por dia durante duas semanas. Depois, ler 15 páginas por dia, por uma semana. Depois, ler 20 páginas por dia, durante uma semana, e assim por diante. É realmente importante cumprir a sua meta, e, se achar que 10 páginas é muito, você pode diminuir para cinco. Afinal, o mais significativo é cumprir o combinado consigo mesmo.
Busque realizar essas leituras todos os dias no mesmo horário, pois assim o seu cérebro entenderá essa prática como um hábito em pouco tempo. E o que até então é um esforço, em algumas semanas, será uma necessidade.
Reconheça os gatilhos que podem sabotá-lo
Responda a seguinte pergunta: sempre que você tenta desenvolver o hábito da leitura, o que tira a sua concentração? O que faz com que você desista? Tenha sinceridade na resposta e você encontrará o empecilho que demonstra sua dificuldade: pode ser uma leitura desinteressante, uma rede social que chama muita atenção, o barulho que desconcentra, entre outros.
É importante trabalhar para eliminar esses gatilhos de sabotagem, pois assim você conseguirá cumprir as suas metas diárias com sucesso!
Desenvolver um hábito é treinar o seu cérebro para praticar algo novo. Inicialmente, será difícil e necessário que você escolha um livro que realmente lhe interessa para que você cumpra todos os objetivos estabelecidos. Notou como podemos desenvolver o hábito de leitura com algumas metas?
Se você tem uma experiência nesse sentido para compartilhar, deixe nos comentários e divida sua opinião conosco e com os demais leitores!