DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Financiamento estudantil para medicina: veja como é possível estudar!

Compartilhe esse post

Quem sonha em cursar Medicina sabe que os desafios são grandes. O primeiro deles é conseguir ser aprovado em uma universidade, tendo em vista que a concorrência é altíssima. Depois, existe mais um obstáculo: conseguir o dinheiro da matrícula e mensalidades, que geralmente ficam acima de R$ 6.000. Nessa hora, o financiamento estudantil para Medicina pode ser uma boa alternativa.

Se o seu sonho é entrar na área, mas há o empecilho do dinheiro a curto e médio prazo, veja como essa possibilidade pode ajudar.

Como funciona o financiamento estudantil para Medicina?

Sendo um dos cursos mais caros do Brasil e que também possibilita excelentes salários, muitos estudantes que sonham em ser médicos optam pelo financiamento da faculdade.

Atualmente, há diversas opções no mercado, como Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), PraValer, bolsas das próprias universidades ou programas de parcelamentos e também programas de bancos. Veja alguns que selecionamos para você entender melhor!

Fies

O Fies tem vários critérios e até pode financiar 100% do curso de Medicina, desde que o estudante cumpra determinados pré-requisitos.

Ele é voltado para quem estuda em faculdades particulares e o aluno só paga as mensalidades após se formar.

Entre os critérios para o Fies de Medicina está a comprovação de renda familiar de até cinco salários mínimos, além da necessidade de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição, desde que seja a partir de 2010.

Sendo um dos cursos prioritários na área de saúde para a concessão do Fies, inúmeros estudantes conseguem o financiamento da graduação por meio do programa do Governo Federal.

Nota de corte

Outro critério para conseguir o Fies Medicina é obter a nota mínima de corte no Enem, que está entre 720 a 830 pontos.

Além disso, o estudante precisa obter nota mínima ou superior a 400 na redação.

Para conseguir 100% do financiamento, a porcentagem de comprometimento da renda familiar mensal deve ser igual ou superior a 60%.

Fora isso, o limite mensal financiado pelo programa é de R$ 5.000, ou seja, geralmente o aluno precisa custear uma parte referente ao valor da mensalidade.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos mais requisitados pelos estudantes.

O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal e concede bolsas parciais e integrais aos estudantes de baixa renda.

Para conseguir as bolsas, que podem chegar a 100%, é preciso obter pontuação mínima de 450 no Enem, sem zerar na redação.

Além disso, o bolsista precisa ter feito o ensino médio em escolas da rede pública ou em particulares como bolsista integral.

A renda familiar bruta mensal precisa ser de até três salários mínimos por pessoa e o contemplado não pode ter outra graduação.

Para conseguir uma bolsa em Medicina, é preciso ainda obter uma nota que varia de 700 a 850 pontos no Enem. Há bolsas de 50% e integrais, de acordo com o desempenho do estudante no exame.

Bolsas das faculdades

O financiamento estudantil para Medicina também pode ser obtido por meio de bolsas existentes nas universidades.

Há oportunidades para quem atua com iniciação científica ou outros programas internos e também parcerias com instituições financeiras.

Portanto, vale a pena pesquisar se a faculdade escolhida tem algum tipo de concessão de descontos, inclusive para quem se sai bem no Enem.

Trilha Unifacig

No Unifacig, por exemplo, existe a Trilha Unifacig, um programa de descontos voltado a ex alunos que estudaram no Colégio América.

Em cada ano de estudo no Colégio América, o estudante ganha 5% de desconto em qualquer curso de graduação do Unifacig, podendo chegar a 35% de desconto nas mensalidades, ou seja, trata-se de um excelente estímulo.

Assim, apesar dos altos custos, o financiamento estudantil para Medicina é uma oportunidade bem viável e que contribui para a realização de inúmeros sonhos Brasil afora.

Está empenhado em ser médico? Aproveite para conhecer mais sobre o curso de Medicina do Unifacig e faça a escolha certa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *