Biblioteca

Além de um vasto acervo de títulos impressos e um amplo espaço, nossa biblioteca também oferece acesso a vários acervos digitais.

Acesso Rápido

Links úteis relacionados à biblioteca:

Reproduzir vídeo

A história do Dr. Jorge Hannas

Nascido em Rezende Costa – MG em 1925, estudou em São João Del Rei, próximo a Rezende Costa. Depois foi para o Rio de Janeiro estudar Medicina na UFRJ.

Filho de libaneses, Dr. Jorge Hannas contava que aos doze anos de idade seu pai e demais familiares teriam vindo para Resende Costa (MG), onde já se encontrava seu avô. ‘Minha mãe também veio do Líbano. Casaram-se em Nazaré e foram para São João Del Rei, onde tiveram nove filhos’. (livro ‘Fragmentos da História de Manhuaçu’)

Se casou com Cleonice e teve dois filhos, Geórgia e Galeno (falecido ainda bebê).

Após se formar, foi convidado para trabalhar em Patos de Minas e logo em seguida foi para Manhuaçu em 1954. Não conhecia a região que foi apresentada pelo sobrinho José Figueiredo Soares. Chegou a cogitar a ida para Lajinha, mas como o hospital estava inacabado e decadente, resolveu ficar em Manhuaçu e logo em seguida trouxe seu irmão também médico, Dr. Michel Hannas.

Na cidade se estabeleceu atendendo no consultório. Foi professor na antiga Escola Normal Oficial de Manhuaçu (MG). Diretor clínico e chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital César Leite. Médico da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Trabalhou como médico no batalhão da Polícia Militar na cidade.

Foi sócio fundador da Cooperativa de Leite Realeza Ltda (Copareal). Aproveitando o perfil econômico da região, investiu também na lavoura de café.

Muito comunicativo e atuante na cidade, seguiu carreira política se elegendo Deputado Estadual por 3 legislaturas pelo PFL. Político sério, honesto, apartidário, admirado tanto pela extrema esquerda quanto a direita, fazia sempre seu trabalho pensando no bem estar do outro com o firme propósito de promover o desenvolvimento do país.

Ele relembrava sempre da fala de seu pai quando esperava na entrada da missa de sua formatura: “Meu filho, o único pedido que lhe faço! É que atenda os pobres”. Por esse compromisso se tornou conhecido como o “médico dos pobres”.

Dr. Jorge Hannas foi Vice-prefeito de Manhuaçu (1982-1986). Na Assembléia Legislativa de Minas Gerais foi presidente por duas vezes da Comissão de Saúde da ALMG, membro efetivo da Comissão de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, além de suplente das Comissões de Constituição e Justiça e de Redação. Dr. Jorge foi autor do projeto que criou a Fundação Hemominas, pioneiro no Brasil, erradicando o uso de sangue contaminado.

Vítima de um trágico acidente de carro a caminho de um comício eleitoral, às vésperas das eleições de 1998, faleceu deixando um grande vazio na política, na saúde e principalmente na família.

FONTE: Fragmentos da História de Manhuaçu, www.cidadesdocafe.com

FOTOS: Wagner Orlandi

Horários de Funcionamento

Para maior comodidade dos membros da comunidade acadêmica, as bibliotecas funcionam nos seguintes horários:

Campus Ilha de Excelência
De Segunda a Sexta: 8h às 22:40h
Sábados: 8h às 12h

Campus Alfa Sul
De Segunda a Sexta: 7h às 22:40h
Sábados: 8h às 12h