Quando se fala na proximidade do vestibular e/ou Enem, a maioria dos jovens logo pensa na escolha da faculdade e na decisão de qual profissão seguir. Porém, o que muitos não sabem, ou mesmo esquecem, é que não há só um tipo de graduação, mas sim três. Um deles, por exemplo, é o curso tecnólogo.
Para se ter ideia, segundo os resultados do último Censo da Educação Superior elaborado pelo Inep e o MEC, essa modalidade representou 11,75% de todas as matrículas efetuadas no ensino superior em 2016 (946.229). Ou seja, uma opção que não para de crescer e atrair cada vez mais estudantes.
Justamente por isso, preparamos um post para explicar as características e as diferenças dela em relação às demais. Acompanhe!
O curso tecnólogo nada mais é do que uma graduação com foco no conhecimento prático, para que os alunos não apenas entrem no mercado de trabalho, mas, acima de tudo, desenvolvam as habilidades necessárias para o exercício da profissão desejada.
Por isso, ele conta com uma grade curricular mais direcionada para a sua futura área de atuação e com uma duração reduzida (em média 2 a 3 anos).
Ele difere no simples fato de que um curso técnico não é uma graduação e, consequentemente, não concede diploma nem título acadêmico. Ao contrário, ele é uma formação profissionalizante de nível médio que pode ser feito em paralelo ao colegial, não requer vestibular e, geralmente, dura apenas alguns meses.
“Certo, eu entendi a diferença entre curso tecnólogo e curso técnico. Mas no que ele difere para as outras modalidades de graduação?”, você deve estar se questionando.
Por isso, saiba que o bacharelado é uma graduação generalista que dura entre 4 e 6 anos e combina conteúdos práticos e teóricos, para prepará-lo tanto para o mercado de trabalho quanto para a produção acadêmica e a iniciativa científica.
Já a licenciatura, que tem uma média de 4 anos de formação, é voltada para a qualificação daqueles que querem se dedicar à docência e atuar seja em escolas de ensino fundamental e médio, seja em faculdades e institutos técnicos.
Sem dúvidas, umas das grandes vantagens do curso tecnólogo é a duração reduzida dele que permite que você possa ingressar no mercado de trabalho em menos tempo e, assim, construir a sua carreira mais rápido. Porém, essa não é a única, viu?
Afinal, o custo-benefício nessa graduação é menor do que nas modalidades bacharelado e licenciatura, já que são menos semestres (geralmente, de 4 a 6).
Para completar, o diploma de tecnólogo também é válido para realizar concursos públicos e para ingressar em uma pós-graduação, como MBAs ou especializações em nichos de mercado para ampliar o seu conhecimento e a sua capacitação profissional.
Agora que você já sabe como funciona um curso tecnólogo e quais são as diferenças e as vantagens dele em relação aos demais cursos superiores, vai ser muito mais fácil decidir qual o mais indicado para atender às suas necessidades e conquistar o futuro desejado, não é mesmo?
Por isso, aproveite e entre em contato com a gente para conhecer todas as nossas alternativas de graduação!