A agricultura é uma das principais bases da economia brasileira desde os primórdios da colonização do país. Isso acontece porque o Brasil é um país extenso em território e tem o privilégio de abranger uma grande diversidade de climas e tipos de solo. Levando em consideração todos esses dados, fica fácil entender por que o curso de agronomia é tão valorizado no Brasil.
O curso de agronomia é uma ótima opção para quem é apaixonado pelo campo e procura por uma carreira que esteja sempre em alta. Se você está pensando em seguir o caminho da agronomia, mas ainda tem dúvidas sobre as vantagens da profissão, saiba que você está no lugar certo!
A seguir mostraremos 4 motivos para você investir na faculdade de agronomia. Confira!
1. Valorização da profissão
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, ficando em quarto lugar no ranking de maiores produtores de cereais. A contribuição da agricultura para o PIB do Brasil é fundamental e tende a crescer cada vez mais. Todos esses dados só reforçam a importância da atuação do agrônomo e da expectativa de grande valorização da profissão no futuro.
O curso de agronomia é tão valorizado que os estudantes conseguem estágio logo nos primeiros anos de graduação. A média nacional para os agrônomos, ou engenheiros agrônomos, é de 7 mil reais no início da profissão — esses valores podem mudar dependendo da experiência, grau de especialização e da área de atuação do profissional. Isso faz com que a profissão seja considerada uma das mais bem remuneradas do país.
2. Alta demanda no território brasileiro
Com o mercado aquecido e em ascensão, a demanda por profissionais qualificados aumentou exponencialmente. Embora existam muitos estudantes egressos do curso de agronomia, nem todos se tornam profissionais capacitados e se preocupam em fazer especializações após a graduação.
Os profissionais da área precisam levar em consideração as mudanças que estão acontecendo no mercado que está priorizando cada vez mais a economia colaborativa e sustentável.
3. Possibilidade de trabalhar no exterior
Como dissemos, o mercado brasileiro é muito rico e está em ascensão, no entanto, existem sempre aquelas pessoas que querem sempre mais. Se você sonha em trabalhar fora do país, saiba que a agronomia também é reconhecida mundialmente, principalmente em outros países que também são grandes produtores e exportadores.
As chances de você conseguir uma vaga em uma empresa estrangeira aumentam caso você tenha uma segunda ou, até mesmo, terceira língua. É claro que nesse caso as especializações também são fundamentais.
4. Variedade nas formas de atuação
Quem acha que a única forma que o agrônomo tem de atuar é trabalhando no campo, debaixo do sol e colocando literalmente a mão na massa está muito enganado. É claro que existem pessoas que amam ter esse contato direto com o campo, no entanto, existem outras funções que o agrônomo pode exercer. Veja algumas das possibilidades de atuação:
- planejar construções rurais;
- monitorar resultados do plantio;
- inspecionar o funcionamento de máquinas agrícolas;
- trabalhar em instituições financeiras, como programas de crédito rural;
- administrar os processos da área rural, inclusive a gestão de pessoas;
- ser um pesquisador ou professor de faculdade.
Como você pôde notar ao longo deste artigo, o curso de agronomia é capaz de gerar inúmeras possibilidades. Se você se identifica com o perfil do estudante de agronomia e está procurando por um curso que garanta uma carreira de sucesso, esse é o caminho certo.
Ficou ainda mais interessado em começar a sua graduação em agronomia? Então acesse a nossa página sobre o curso e saiba quais são os diferenciais oferecidos pela UNIFACIG.