Nos últimos dois anos, muito se comentou sobre o trabalho dos cientistas, afinal, eles foram os responsáveis por estudar o vírus covid-19 e desenvolver as vacinas para a doença. Mas você qual é, de fato, o trabalho dos cientistas?
Muitas crianças dizem que querem se tornar cientistas quando crescerem, pois esta é uma profissão vista com muita admiração — até mesmo pelos pequenos. No entanto, poucas pessoas sabem o que é preciso fazer para se tornar um cientista.
Se você sempre sonhou em ser um cientista mas ainda tem dúvidas sobre a atuação desses profissionais, acompanhe a leitura! A seguir esclareceremos as dúvidas mais comuns a respeito dessa carreira e mostraremos como ser um cientista.
1. Pesquise sobre o trabalho dos cientistas
Para entendermos o trabalho dos cientistas, primeiro é preciso esclarecer o que é ciência. A palavra ciência deriva do termo em latim scientia, que significa conhecimento. Portanto, os cientistas são pessoas que tem ciência —ou seja, conhecimento — sobre um determinado assunto.
Existe um equívoco muito comum quando falamos sobre cientistas, pois muitas pessoas pensam que apenas profissionais da área da saúde ou estudantes de física e química podem se tornar cientistas. A verdade é que qualquer profissional que se especializa na sua área e se dedica a estudá-la é considerado um cientista.
2. Verifique qual graduação é necessário fazer para se tornar cientista
Não existe uma faculdade específica para se tornar cientista. O cientista ou pesquisador pode ser formado em praticamente qualquer curso superior, afinal, todas as áreas precisam de pesquisas.
Algumas graduações costumam ser mais comuns para quem deseja mergulhar de cabeça nas pesquisas, como: química, física, ciência sociais e ciência biológicas. Mas essas são apenas algumas das possibilidades.
Os apaixonados pela língua portuguesa ou pelo aprendizado de outros idiomas pode se tornar um linguista pesquisador e estudar o surgimento de cada idioma e as suas modificações com o passar do tempo. Um economista pode se tornar cientista ao pesquisar a fundo os modelos de produção e a influencia de cada país na economia mundial.
Em suma, se você sonha em se tornar um cientista, o primeiro passo a ser dado é escolher uma graduação do seu agrado e se dedicar aos estudos como nunca. Seja qual for a área que você pretende atuar uma coisa podemos afirmar: se você se tornar cientista, precisará estudar muito!
Em média, uma pessoa precisa estudar durante 10 anos para se tornar cientista, isso porque fazer uma boa graduação não é o suficiente para que você se torne um pesquisador.
3. Invista em especializações
Um cientista deve ser apaixonado pelos estudos e ser curioso. Sendo assim, é esperando de um cientista que ele esteja sempre fazendo especializações e procurando por atualizações para aprimorar o seu conhecimento.
Além disso, se você pensa em se tornar pesquisador na sua área, prepare-se para aprender um segundo ou até mesmo um terceiro idioma. Ter conhecimento em outras línguas é necessário para que o cientista consiga trabalhar com pesquisadores de outros países e até mesmo conseguir oportunidades de emprego fora do seu país de origem.
Por último, mas não menos importante, devemos ressaltar que os pesquisadores cientistas dedicam grande parte da sua carreira para escrever publicações, livros, teses e artigos científicos. Sendo assim, ter facilidade com a escrita também é uma habilidade esperada de um cientista.
Agora que você já sabe como se tornar cientista, basta seguir as nossas dicas com muita dedicação. Lembre-se que o caminho é longo mas não desanime, pois os resultados vão compensar todo o seu tempo de estudo.
Achou este artigo interessante? Gostaria de ler mais publicações sobre vida acadêmica? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos sobre o tema em sua caixa de e-mails.