Se você já sabe que a área de saúde bucal é o melhor investimento para o seu futuro, então é hora de escolher uma boa faculdade para cursar Odontologia. Para isso, é preciso considerar aspectos importantes sobre a instituição, capazes de oferecer um bom preparo para a prática profissional.
Embora a ideia de recorrer a uma instituição pública possa parecer atraente no primeiro momento — por não ter que arcar com as mensalidades —, nem sempre essa é a melhor opção. Principalmente se, para isso, for necessário mudar de cidade, por exemplo.
Além disso, várias instituições particulares têm ganhado cada vez mais credibilidade quando o assunto é qualidade no Ensino Superior. Quer acertar na escolha da faculdade? Acompanhe nosso post!
Conheça a infraestrutura para suporte ao curso
Mais do que o conhecimento teórico sobre a área escolhida, a busca pela formação acadêmica está relacionada aos trabalhos e pesquisas práticas. Portanto, é preciso conhecer a infraestrutura ofertada ao aluno para a sua formação.
Sendo assim, vale lembrar que o curso de Odontologia geralmente traz em sua grade um grande número de horas práticas. Por isso, é fundamental conhecer o laboratório da instituição e buscar informações sobre a tecnologia e inovação dos equipamentos.
Afinal, não dá para investir em uma formação desenvolvida a partir de equipamentos ultrapassados, não é mesmo?
Pesquise a imagem da instituição no mercado
É verdade que, para um aluno ser excelente, não depende exclusivamente da qualidade da instituição de ensino. Mas, sem sombra de dúvidas, uma boa faculdade dará mais condições para que o aluno conquiste a excelência nos estudos.
Portanto, pesquise a reputação da faculdade antes de tentar o vestibular. Se o curso for novo na instituição, uma boa dica é buscar informações sobre a qualidade das formações já oferecidas pela unidade.
Vale destacar que a concorrência para o vestibular já pode dar a primeira pista sobre a imagem da faculdade. Afinal, cursos menos concorridos geralmente não se destacam pela qualidade no ensino. Outra opção é recorrer a informações de alunos e ex-alunos.
Outra forma de avaliação é pesquisar a nota da instituição no Ministério da Educação (MEC). Lá é possível consultar a nota obtida em avaliações nacionais.
Avalie os professores da faculdade para cursar Odontologia
O corpo docente de uma instituição de ensino é capaz de revelar a excelência do curso. Isso porque quanto mais o professor estiver preparado, mais condições ele terá de produzir conhecimento entre os seus alunos.
Dessa forma, é sempre recomendado fazer um levantamento sobre a formação dos professores, se eles têm cursos de especialização, titulação de mestres e doutores. Os maiores nomes de faculdades normalmente estão diretamente relacionados a um corpo docente formado por pesquisadores.
Observe a política de ensino
A partir da política de ensino de uma unidade é possível identificar se ela está mais voltada para o mercado de trabalho ou para a área de pesquisas. Assim, você tem a possibilidade de decidir pelo que melhor vai atender aos seus anseios para o futuro profissional.
Afinal, na hora de enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, você precisa estar bem preparado. Porém, se a intenção for prosseguir nas especializações científicas, você precisa encontrar um curso mais voltado para a área de pesquisas.
Outro fator importante é analisar possíveis convênios por parte da instituição, como parcerias com outras faculdades ou universidades, intercâmbios entre outros. Essas iniciativas certamente vão possibilitar a troca de experiências e conhecimentos, de forma a auxiliar o aluno para uma boa formação acadêmica.
É ainda de grande valia citar que, embora o MEC estabeleça um currículo básico comum, a faculdade detém certa autonomia para estabelecer o que melhor vai representar a sua política.
Com todas essas dicas, não dá para ter erro na hora de escolher a faculdade para cursar Odontologia, certo? Que tal entrar em contato com a FACIG e conhecer um pouco mais sobre a qualidade oferecida aos alunos?
Aqui na minha região são poucas opções, já vi que vou ter que me mudar pra longe :/ Ótimo artigo!