Decidir qual carreira seguir acertando na escolha da graduação é uma tarefa difícil, que, sem sombra de dúvidas, aterroriza os estudantes — afinal, essa é uma decisão que diz respeito sobretudo ao futuro profissional.
Infelizmente, não existe uma fórmula mágica capaz de entregar a resposta exata, que solucionará todos os problemas ligados ao assunto. Entretanto, o autoconhecimento, com certeza, será bastante útil no momento de fazer a sua escolha profissional.
Por isso, esclarecemos abaixo as principais dúvidas sobre o autoconhecimento, mostrando como ele pode ajudá-lo nesse processo. Assim, será possível tomar uma decisão sem arrependimentos futuros.
O que é o autoconhecimento?
O primeiro passo é entender, de fato, o significado da palavra autoconhecimento, que nada mais é do que a capacidade do indivíduo de se compreender melhor. Isto é, ele sabe melhor que ninguém as próprias particularidades da sua personalidade, desde o que diz respeito aos seus medos até suas expectativas.
O autoconhecimento permite que a pessoa consiga traçar um objetivo compatível com suas perspectivas e com seus princípios, sempre levando em consideração cada fator que envolve a decisão. Dessa forma, é muita mais fácil bater o martelo, já que a decisão foi pensada, não sendo apenas um impulso.
Como ele pode auxiliar na escolha profissional?
Pense só: qual é a melhor forma de tomar uma atitude, seja ela na esfera profissional, pessoal ou amorosa? Analisar os pontos negativos e positivos da questão vai sim, ajudar. Mas concorda que muitas vezes não existe uma razão plausível ou concreta para escolher um caminho e não outro? É como se fosse uma intuição ou um desejo interno, certo?
É nesse contexto que o autoconhecimento fala mais alto. Afinal, por mais que uma opção tenha mais benefícios e aparente ser a melhor escolha, você pode acabar optando por outra alternativa, pois somente você sabe realmente o que vai satisfazê-lo profissionalmente.
Perceba aqui que a sua escolha, por mais que possa contrariar quem está de fora, é consciente. Antes de chegar a tal conclusão, você deve ter ponderado e verificando o que está de acordo com o seu perfil e estilo, sem esquecer, é claro, de analisar suas aspirações e sonhos. Além do mais, é você quem vai lidar diariamente com as consequências da sua ação.
Como me conhecer e o que levar em consideração?
Não existe uma regra específica aqui, contudo, analisar toda a sua história de vida e verificar o que de fato o agrada e o motiva é uma forma de buscar pelo autoconhecimento. Se precisar de auxílio, os profissionais da psicologia são capazes de ajudá-lo nesse processo.
Para não ter erro, busque avaliar os aspectos que fazem ser quem você é hoje, incluindo os seus valores e a forma de se expressar, além do que você prioriza e quer para sua vida. Não esqueça ainda de considerar as suas características e habilidades.
Lembre-se de que as pessoas estão em constante processo de mudança, no qual as relações interpessoais e os aspectos ambientais e culturais são responsáveis por moldar o seu comportamento e até mesmo a forma de pensar.
Assim, são as experiências que o definem. Então, é fundamental saber o tipo de interação e de episódios que você espera em sua trajetória, que definitivamente contribuirão com sua evolução pessoal e profissional.
Acredite: por meio do autoconhecimento é possível identificar questão essenciais para o seu sucesso, facilitando assim sua escolha profissional.
Agora, para resolver de vez essa questão, acompanhe também este artigo que dá 5 dicas para acertar na escolha da sua profissão.