DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça 7 áreas de programação para ter sucesso!

Compartilhe esse post

Você sabe quais são as principais áreas da programação? Há quem diga que essa é a profissão do futuro. Contudo, até mesmo durante a formação, o aluno é bombardeado com uma série de opções de trabalho diferentes dentro desse mesmo segmento.

Assim como outras profissões, existem diversas áreas que o profissional pode se especializar. O seu papel, portanto é entender com mais detalhes cada uma delas e se especializar naquela que mais se adapta ao seu perfil e objetivos profissionais. Pensando na importância desse assunto nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos as 7 principais áreas da programação que você pode trabalhar após a sua formação. Continue lendo!

1. Desenvolvimento Web

O desenvolvimento Web é uma aplicação que demanda de muitos programadores. Basicamente ela pressupõe a criação de códigos para implementação em sites ou softwares utilizados em computadores. As programações executadas nessa área têm o acesso feito por meio da internet. Logo, o sistema desenvolvido ficará disponível em qualquer dispositivo, durante as 24 horas do dia.

2. Mobile

O desenvolvimento mobile é uma das áreas de programação que tem por objetivo criar softwares, ferramentas, aplicativos etc. para serem utilizados em dispositivos móveis. Assim, as informações programadas são adaptadas para permitir a perfeita visualização nessas telas.

3. Front-end

O Front-end é outra das áreas de programação que tem por objetivo desenvolver a interface gráfica de uma aplicação. Por meio delas, o usuário interagirá com as funcionalidades do projeto que foi criado. O programador Front-end é o responsável pela codificação dos componentes que comporão essas telas. Por esse motivo, é necessário sempre levar em consideração a experiência do usuário nesse tipo de desenvolvimento.

4. Back-end

O Back-end é a tarefa de programação que ocorre por trás da interface de aplicação. Esse trabalho conecta a interação executada na tela de um sistema com sua base de dados. Nesse desenvolvimento, também são inseridas as práticas relacionadas à segurança da informação.

5. Full-Stack

O Full-Stack é uma área da programação que engloba o Front-end com o Back-end. Logo, o programador que deseja atuar nesse segmento deve ser o responsável pela interface da aplicação, bem como toda a lógica de comando para que cada função funcione perfeitamente. A vantagem de ser um programador Full-Stack é ter uma visão mais completa de todo desenvolvimento.

6. Engenharia de software

O engenheiro de software é um profissional responsável por aplicar tecnologias e fazer manutenções em sistemas e ferramentas tecnológicas. O programador que atua nessa área deve conhecer bem os processos executados pelo software. Geralmente, ele tem contato direto com o público que utilizará a aplicação.

7. Desenvolvimento de jogos

Por fim, nós temos o desenvolvimento de jogos. Esse é um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos com faturamento na casa dos bilhões de dólares. O programador unirá diversos códigos e recursos gráficos e sonoros para produzir todas as funcionalidades do game.

Como você pode perceber, existem diversas áreas da programação que você pode escolher. Portanto, analise com atenção cada uma delas. Verifique quais as que se adaptam ao seu perfil e se especialize nela. O foco em uma área de atuação é essencial para ter sucesso em um segmento.

Gostou deste artigo? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas conhecerão essas áreas de atuação. 

1 Comment
junho 17, 2024

Muito legal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *