DIA

DE

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Afinal, o que é e como funciona o EaD?

Compartilhe esse post

Ao entrar em uma faculdade para investir na carreira, conquistar estabilidade profissional e obter um bom retorno financeiro, muitas pessoas se deparam com diversas dúvidas sobre o que é e como funciona o EaD. A modalidade está atraindo cada vez mais estudantes sem disponibilidade de tempo ou rotina que os permita frequentar um curso presencial.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar melhor o que é essa modalidade, como funciona, quais são as vantagens — horários flexíveis, mensalidade acessível, diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, autonomia no processo de ensino-aprendizagem e qualificação para o mercado competitivo — e como a educação a distância se diferencia do ensino presencial.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a educação a distância?

A educação a distância (ou EaD) nada mais é do que uma modalidade de ensino que oferece ao estudante a possibilidade de obter conhecimento e não apenas se graduar, como também realizar uma pós-graduação por meio de um ambiente virtual.

Nesse ambiente virtual é possível questionar, debater e interagir tanto com professores quanto com os demais alunos graças à tecnologia que permite que o aprendizado ocorra mesmo sem um espaço físico e horários preestabelecidos para as aulas.

Como funciona o EaD?

Agora que você já sabe o que é a educação a distância, é hora de entender como funciona o EaD. Bem, ao se matricular, você tem acesso a uma plataforma na qual estão disponíveis o material didático do curso, as videoaulas das disciplinas e um fórum, pelo qual é possível tirar dúvidas e se relacionar com os colegas.

Além disso, você é acompanhado por um tutor virtual que lhe orienta e auxilia quando ocorrem questionamentos sobre uma matéria ou assunto não compreendido, por exemplo. Ah, também é ele o responsável por passar tarefas e trabalhos, da mesma forma que ocorreria em uma aula presencial.

Apenas durante algumas atividades (estágios, práticas profissionais etc.), a realização de provas e a defesa do seu trabalho de conclusão de curso que será obrigatório comparecer ao polo de educação mais próximo da sua casa. O motivo disso? É que essa é uma determinação do MEC, conforme o decreto Nº9057/17.

Qual são as diferenças entre educação presencial e a distância?

Respondendo à questão, existem muitas diferenças entre a educação presencial e o ensino a distância, a começar pelo espaço onde ocorre a aprendizagem.

Se em uma escola convencional os professores oferecem as disciplinas em sala de aula, no EaD o conteúdo é transmitido por meio de aulas gravadas, bastando ter acesso à internet para acompanhar o processo. A exceção fica por conta das provas que, por decisão do Ministério da Educação, são realizadas em uma instituição de ensino, tanto na modalidade presencial quanto no ensino a distância.

Ao mesmo tempo, na educação presencial, os horários das aulas são fixos, conforme o turno de cada curso. No EaD, os horários são flexíveis, o que permite ao aluno decidir quando e como assistir às aulas.

Em relação à aprovação, o aluno deve frequentar, pelo menos, 75% das aulas na instituição no modelo presencial. No EaD, a frequência é avaliada com base na entrega dos trabalhos e no cumprimento das atividades.

Outra diferença se deve aos custos, já que no presencial o aluno deve arcar com as mensalidades e gastos com transporte; no EaD, as mensalidades podem ser até quatro vezes mais baratas quando comparadas à modalidade presencial, podendo o estudante economizar, ainda, com o transporte.

Quantas horas por dia devo estudar à distância?

Muitos estudantes se perguntam sobre quantas horas devem se dedicar diariamente ao ensino a distância. Na verdade, para adquirir o conhecimento e se dar bem no EaD, é preciso separar de 4 a 12 horas por semana, assistindo às aulas, realizando as tarefas e avançando o conteúdo programado para o semestre.

No entanto, o tempo de dedicação aos estudos no EaD é muito relativo e subjetivo, uma vez que cada estudante tem particularidades e um ritmo próprio de aprendizagem. Além disso, o tempo não é o único fator que faz a diferença na rotina estudantil. A frequência e a dedicação às matérias também são fundamentais para conseguir a aprovação nas disciplinas e concluir o curso.

Quais são as vantagens dessa modalidade de ensino?

Para concluir o nosso post, não podemos deixar de falar sobre algumas das vantagens da modalidade EaD, não é mesmo? Afinal, quem planeja adotar essa opção precisa saber quais são os principais aspectos favoráveis dela. Por isso, confira três deles a seguir.

Horários flexíveis

Como já foi dito, a rotina acadêmica de um estudante EaD é diferente daquele que é presencial. A razão disso é que não há a necessidade de seguir horários estabelecidos para as aulas nem assisti-las de um determinado local.

Logo, ele tem mais autonomia para decidir quando e como vai estudar — especialmente porque todo o conteúdo da plataforma permanece nela para ser visto e revisto quantas vezes desejar, por meio de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Ou seja, há uma maior flexibilidade e otimização do aprendizado para atender às necessidades do dia a dia de quem já trabalha, conta com outros compromissos ou mesmo já tem filhos e não consegue acompanhar uma faculdade tradicional.

Mensalidades mais acessíveis

Outra vantagem da educação a distância é que o valor dela é reduzido e se torna mais acessível para quem está com a renda comprometida.

O motivo disso é que, como não há um espaço físico nem mesmo um campus para a instituição manter (e arcar com todos os custos referentes a ambos), ela acaba repassando esse benefício aos alunos, que pagam uma mensalidade mais em conta.

Diploma é reconhecido pelo MEC

Por fim, vale ressaltar que o diploma de quem fez uma graduação a distância é reconhecido, sim, pelo Ministério da Educação, e não há nenhuma diferença entre ele e um recebido em um curso presencial. Ou seja, ambos têm o mesmo peso e atestam para o mercado de trabalho que você se graduou.

Protagonismo no processo de ensino

Outra vantagem do ensino a distância se deve ao papel ativo do estudante no processo de ensino-aprendizagem. Isso ocorre porque, em vez de o aluno absorver de forma passiva o conteúdo exposto pelo professor na sala de aula, no EaD ele é protagonista do processo, devendo interagir com os tutores, participar dos fóruns e dar continuidade, com foco e perseverança, ao seu cronograma de estudos.

Qualificação para mercado de trabalho

O ensino a distância é bastante reconhecido pelo mercado de trabalho, que vê com bons olhos as transformações digitais e as mudanças na sociedade, valorizando, cada vez mais, as pessoas que estão se adaptando ao meio virtual. Assim, os candidatos que cursam o EaD se destacam nos processos seletivos, apresentando as competências requisitadas pelos recrutadores.

Neste conteúdo você entendeu o que é e como funciona o EaD, uma modalidade que tem conquistado cada vez mais estudantes por ser mais prática, acessível e oferecer uma ótima qualificação para o mercado de trabalho. Então, ao escolher qual curso superior fazer, é fundamental compreender as diferenças entre o ensino presencial e a educação a distância, escolhendo a opção que melhor se adéqua ao seu perfil.

Quer garantir a sua vaga no ensino superior em uma instituição de qualidade? Então, entre em contato com a UNIFACIG e saiba mais sobre o processo seletivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *