Escolher a profissão que se deseja seguir é um passo muito importante na vida de quem planeja cursar uma faculdade. Contudo, nem todos chegam a uma decisão tão facilmente e recorrem a um teste vocacional para ajudá-los a entender e lidar com as próprias aspirações pessoais e dúvidas sobre a atuação no mercado de trabalho.
Se você também se encontra nessa etapa, com a mesma indecisão e gostaria de saber mais a respeito desse teste e como ele pode ajudá-lo a descobrir sua vocação, confira esse post especial sobre o assunto!
O que é um teste vocacional e quais são os seus benefícios?
O teste vocacional é uma avaliação que pode ser realizada tanto individualmente quanto em grupo a fim de identificar as características, as habilidades e as aptidões da personalidade de cada pessoa.
Dessa maneira, é possível traçar um perfil profissional com o qual você tenha afinidade e, a partir disso, elencar áreas de atuação para que você possa pesquisar e se aprofundar sobre média salarial, condições de crescimento e oferta de emprego de cada uma.
Um benefício que pode se tornar um grande aliado para quem tem dúvidas sobre que curso fazer. Ou seja, ele funciona como um funil de possibilidades apontando aqueles aspectos que podem gerar identificação com determinada profissão, mas sem limitar suas alternativas ou decidir por si.
Outra vantagem do teste vocacional é que ele faz com que você trabalhe o autoconhecimento, o que permitirá que você encontre a carreira certa de acordo com seus objetivos e anseios.
Quem deve fazer um teste vocacional?
Como dito há pouco, o teste vocacional pode ser uma excelente ferramenta para quem acaba de concluir o ensino médio — ou está finalizando-o — e não sabe em que se graduar, pois tem dúvidas sobre determinadas profissões ou está indeciso entre uma ou mais carreiras. Esse processo ajuda você a enxergar muito além do simples ato da escolha, isto é, pensa a sua satisfação pessoal e profissional a longo prazo.
Contudo, não se engane: ele não se limita apenas a jovens que estão decidindo qual faculdade cursar, pelo contrário. Pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho, por exemplo, também podem realizá-lo caso sintam que a opção que fizeram não foi a mais acertada e não se sentem satisfeitos com ela. Assim, podem reavaliar suas escolhas e analisar com o que realmente têm afinidade.
Por que profissional o teste vocacional deve ser aplicado?
Por fim, é importante ressaltar que o teste vocacional deve ser realizado por um psicólogo, que é um profissional sério e capacitado para mediá-lo e fornecer a segurança necessária nos métodos usados durante a condução dele.
Isso porque esse processo é realizado em etapas que englobam desde dinâmicas até entrevistas com técnicas e testes psicológicos com embasamento científico e que são devidamente reconhecidos e autorizados pelo CFP, o Conselho Federal de Psicologia.
Como você leu, o teste vocacional pode ser a ferramenta que você precisa para escolher a carreira que deseja e ter uma vida de realização. Porém, lembre-se: ele não decidirá por você, apenas lhe mostrará as alternativas que podem coincidir com suas aspirações pessoais e profissionais!
Gostou do tema desse post? Então aproveite para ler agora nossas dicas para acertar na escolha da profissão!