Quando se pensa no perfil do profissional de Direito, é comum vir à cabeça características tais como ser comunicativo, gostar de ler e escrever, ser calmo, ter bom poder de argumentação, entre outros. No entanto, essas podem ser consideradas ideias básicas. Quando esse profissional chega ao mercado de trabalho, somam-se a essas características outras mais complexas.
Por exemplo, espera-se que ele tenha conhecimento técnico e se mantenha constantemente atualizado. Também é importante que saiba lidar com pressão e tenha uma visão crítica e obstinada pela verdade dos fatos.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns dos principais atributos que o profissional do Direito deve ter para se destacar no mercado!
Quem vai se aventurar pelo mundo do Direito precisa saber lidar com os trâmites básicos de um processo jurídico. Trata-se do conhecimento técnico para se envolver em processos judiciais mais complexos e saber agir com responsabilidade em cada situação.
Para ter esse conhecimento técnico é indispensável ter uma formação consistente na faculdade. Após a graduação, ou profissional também deve se especializar cada vez mais na área que escolheu para exercer sua profissão.
Quem acompanha o noticiário nacional deve ter percebido o quanto os tribunais tomam decisões diferentes, que alteram entendimento das questões a cada dia. É por isso que o profissional de Direito deve estar inteiramente informado sobre as alterações e as novidades da legislação — de preferência em tempo real, uma vez que as decisões podem trazer um impacto significativo na estratégia de defesa dos clientes.
Ainda falando sobre atualizações, é fundamental manter-se sintonizado com as novidades tecnológicas que impactam esse setor, por exemplo, o Direito cibernético. Essa uma nova modalidade do campo do Direito que acompanha as mudanças tecnológicas da sociedade atual.
Trata-se do conhecido direito digital e engloba todas as regras que são aplicadas ao ambiente virtual. Nessa modalidade, o profissional deve observar como as formas de comunicação, de compra, de venda e contratos são feitos no meio digital e como isso pode ocasionar a criação ou a adaptação de leis para proteger o cidadão.
A rotina dos tribunais, delegacias ou, até mesmo, do atendimento no escritório de advocacia pode trazer situações em que o advogado ou o profissional do Direito deve agir com presteza. Algumas dessas ocasiões vão exigir um certo jogo de cintura e a capacidade de lidar com pressão.
Nesse sentido, uma característica interessante para o profissional do Direito é trabalhar a inteligência emocional. É preciso que o indivíduo saiba lidar com suas emoções sem perder a paciência nem o foco do objetivo principal de atender seus clientes perante a lei.
Uma outra habilidade importante para o perfil do profissional de Direito é a capacidade de questionar e investigar. Ele deve estar atento para entender cada situação em particular — sendo possível, dessa forma, traçar uma estratégia de atuação.
Para isso, o profissional deverá ser extremamente crítico e ter uma visão investigativa bastante aguçada, capaz de questionar o cliente, confrontar e propor cenários e, inclusive, elaborar hipóteses.
Essas foram algumas características importantes para o perfil do profissional de Direito. Outro conhecimento que tem se tornado uma exigência para esse profissional é a habilidade de conhecer técnicas de gestão. Hoje em dia, aqueles que, inclusive, querem abrir o seu próprio escritório, precisam ter uma visão ampliada do mundo dos negócios. É imprescindível ter a percepção de quais são as principais exigências do mercado e conseguir se moldar a elas, traçando metas, e fazer um trabalho que se diferencie diante da concorrência.
E aí, você acredita que tem alguma dessas habilidades no seu perfil? Deixe seu comentário neste post!