Se você quer entrar na faculdade com bolsa, deveria conhecer o Programa Universidade para Todos ou ProUni. Essa é uma iniciativa do governo federal, que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares. Desde a sua criação, o ProUni já beneficiou mais de 1,5 milhão de estudantes brasileiros. Ficou animado? Então, não perca a chance de se inscrever no ProUni no segundo semestre.
Nesse época do ano, a seleção funciona da mesma forma que a edição do início do ano. Os estudantes que quiserem se inscrever precisam atender às mesmas regras. O processo seletivo do ProUni é automatizado e considera a nota do Enem para classificar os candidatos.
Quer saber mais informações? Acompanhe este texto e saiba quais são os critérios para participar do programa e como se inscrever no segundo semestre. Confira!
Para participar do ProUni, o candidato deve atender alguns critérios. Por exemplo, o candidato não deve ter diploma de nível superior, isto é, ele não pode ser formado em nenhum curso de graduação ou licenciatura.
Outro requisito, é que o candidato precisa ter participado do Enem do ano imediatamente anterior. Também, a pontuação na nota do Enem é considerada. O candidato ao ProUni precisa atingir um desempenho mínimo no Enem de, ao menos, 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.
Além disso, quem deseja se inscrever no programa precisa cumprir requisitos de renda. Isso quer dizer que o candidato deve comprovar que não tem situação financeira favorável para arcar com os custos de uma faculdade privada. A renda familiar, inclusive, interfere na concessão de bolsas.
O ProUni oferece dois tipos de bolsas: as parciais e as integrais. Para concorrer a uma bolsa com tudo pago pelo programa, o estudante precisa ter renda familiar, bruta mensal, que não supere 1,5 salário-mínimo por pessoa.
Já o candidato que tem renda bruta mensal por pessoa de, no máximo, 3 salários-mínimos poderá concorrer às bolsas parciais, sendo que 50% é pago pelo programa e os outros 50% são pagos pelo estudante.
Neste segundo semestre de 2019, as inscrições do ProUni poderão ser feitas no período de 11 de junho até as 23:59 de 14 do mesmo mês e devem ser realizadas na página do ProUni. Para executar a inscrição, o candidato precisará informar o número de inscrição do Enem do ano de 2018 e, também, indicar a senha mais atual cadastrada no exame.
Além disso, o candidato deve completar o cadastro com endereço de e-mail e número de telefone válidos, os quais serão utilizados pelo MEC para enviar comunicados referentes aos prazos e aos resultados de todo o processo seletivo do 2º semestre.
O resultado da primeira chamada está prevista para o dia 18 de junho de 2019, já a segunda deverá acontecer no dia 2 de julho. O acesso ao sistema do ProUni é feito exclusivamente no site.
Essas foram algumas informações sobre o ProUni no segundo semestre. É importante destacar que as notas para o ProUni variam de acordo com o curso, a instituição de ensino, o horário das aulas e a modalidade da concorrência, por exemplo, se for cota ou não. Dependendo da vaga, o candidato pode entrar com pouco mais do que o desempenho mínimo esperado naquele momento.
Deixe seus amigos saberem disso também. Compartilhe este texto nas suas redes sociais!