Seis da manhã, levantar da cama. Às sete horas, pegar o transporte para o trabalho. Após isso, frequentar o curso preparatório. Essa é a rotina de muitas pessoas que precisam trabalhar e estudar para concurso. É uma rotina complicada, mas que pode ser melhorada, otimizando o tempo e reduzindo o cansaço.
Por exemplo, você pode programar a rotina para conseguir conciliar seu emprego e os estudos. Também vale a pena definir um único concurso como meta e aproveitar o trânsito para estudar as matérias.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça algumas dicas fundamentais para dar conta do trabalho e estudos para concurso. Confira!
“Matar dois coelhos com uma cajadada só”. Essa é a mentalidade de muitos concurseiros quando se deparam com o dilema de trabalhar e estudar para mais de um concurso. No entanto, essa não é uma boa estratégia, por duas razões simples.
Primeiro, diante da sua rotina, já é difícil estudar para um concurso, imagine mais de um. Segundo, é preciso ter um concurso como meta. Os editais são muito específicos e cada banca organizadora tem um perfil próprio. Você precisa entender bem cada uma dessas peculiaridades para se dar bem no concurso.
Sendo assim, é mais interessante depositar tempo e energia em apenas um concurso, em vez de atirar para todos os lados. Defina o cargo que você pretende e a instituição. Depois, monte um plano de estudos intensivo e busque um material específico.
Quando você precisa trabalhar e estudar para concurso, tudo pode parecer ainda mais complicado. Apesar disso, é preciso manter a concentração em alcançar a sua aprovação.
Portanto, pare de dar atenção a alguns problemas da sua vida. Geralmente, a gente se preocupa com detalhes, quando o nosso objetivo de vida é gigantesco. Então, foque nisso! Mantenha a sua motivação e pense sempre que as adversidades são passageiras, mas o seu cargo público é para sempre.
A falta de tempo é um empecilho para quem precisa trabalhar e estudar para concurso. No entanto, esse fator não pode ser o motivo para você desistir dessa importante caminhada.
Hoje em dia, a tecnologia avançou muito para ajudar os concurseiros. Por exemplo, existe uma variedade de cursos online, os quais você pode fazê-los no conforto da sua casa ou durante os intervalos de trabalho. Assim, você é quem faz o cronograma dos seus estudos!
Já pensou em utilizar o tempo que você gasta no trânsito para estudar para o concurso? Isso pode fazer a diferença na sua rotina. Para isso, sempre leve consigo um caderno, apostila ou qualquer outro material sobre o concurso.
Estude esse material durante o trânsito. Por exemplo, você pode aproveitar para memorizar as fórmulas de matemática, reler o resumo de legislação ou até mesmo fazer algumas questões rápidas. O importante é aproveitar ao máximo o seu tempo.
Muita gente fala que as redes sociais são uma verdadeira perdição para quem quer trabalhar e estudar para concurso. Mas não é bem assim. O fato é que é preciso saber utilizar essas ferramentas digitais para estudar.
Prepare no computador uma planilha dividida em horas, com todos os seus compromissos, incluindo hora do almoço e hora de dormir. Feito isso, analise quais as horas que você tem disponíveis para os estudos.
Determinando o que deve ser feito em cada horário, fica mais fácil não se perder ou inventar compromissos de última hora.
Será mesmo que a melhor hora para estudar é à noite, após chegar do trabalho? É bem provável que você esteja exausto nesse momento. Analise se não é mais vantajoso acordar um pouco mais cedo e colocar os estudos como primeira tarefa do dia. Certamente, a sua mente estará mais descansada e o rendimento será maior!
Quem é concurseiro sabe: o conteúdo para assimilar parece não ter fim. Por isso, é importante otimizar o estudo. Leia atentamente o edital do concurso e priorize o material que é mais importante ou tem mais peso na nota da prova. Além disso, prepare resumos e fichamentos de livros e leis.
Tente cumprir todas as suas obrigações no horário de trabalho, evitando precisar fazer hora extra. Procure não se dispersar, checando mensagens no celular ou conversando com os colegas. Dessa forma, a sua produtividade será maior e não haverá o risco de perder tempo para cumprir o que deixou de fazer no trabalho!
Ademais, programe as suas férias para estudar! Aproveite o tempo longe do trabalho para se dedicar intensamente às matérias.
Por mais dedicado que você seja, conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil. Por isso, não diminua suas horas de sono para estudar mais. Pode parecer bobagem, mas não é; são essas horas de repouso que farão você acordar no dia seguinte com a mente preparada para ler e passar muito tempo em foco.
Fazendo isso durante os dias úteis, separe algumas horas no final de semana para o lazer. Vale a pena marcar encontros com amigos e familiares ou simplesmente obter um tempo para si. Além disso, não descuide da alimentação. Estar bem nutrido ajuda na concentração!
Você tem uma rotina puxada com o trabalho e são poucas horas por dia que tem para estudar para o concurso? Não hesite em pedir a colaboração da família e amigos.
Certifique-se de que eles podem ajudar em alguma tarefa doméstica ou realizar algum compromisso na rua, por exemplo. Explique o quanto é importante a sua dedicação nos estudos para a aprovação futura em um cargo público.
Essas foram algumas dicas para você conseguir trabalhar e estudar para concurso. Seguindo esses passos, além de melhorar a produtividade, você conseguirá construir uma boa relação entre estudo e vida social. Afinal, com tudo organizado, vai sobrar um tempo para você curtir os seus amigos e familiares.
Ficou encorajado para começar os estudos? Siga em frente e boa sorte! Conte-nos sua experiência deixando o seu comentário!