Para os vestibulandos, o dia da prova é, sem dúvidas, um dos momentos mais aguardados e esperados. É a hora de testar o próprio conhecimento e dar o primeiro passo rumo à vida universitária e, consequentemente, à carreira desejada. Justamente por isso, é fundamental estar apto a dar o melhor de si.
Mas não se engane: não se trata somente de ter os conteúdos em dia, mas principalmente de estar psicologicamente preparado, já que o nosso lado psicoemocional pode tanto nos favorecer quanto nos prejudicar. Pensando nisso, reunimos 5 dicas para se dar bem no vestibular da Facig que vão ser extremamente úteis para você nessa etapa tão importante da sua vida. Acompanhe!
A primeira dica é bem óbvia, é verdade, mas não pode faltar aqui: tenha uma rotina regular de descanso durante os dias e semanas que antecedem a prova! Afinal, quando você não dorme bem, não só o seu corpo, como também a sua mente é afetada.
Você se sente mais cansado, com dificuldade de se concentrar, a memória falha repetidamente, seus reflexos diminuem e o seu raciocínio fica lento. Logo, fazer um exame nessas condições é abrir mão de usar o seu potencial e toda a sua inteligência. Por isso, faça o possível para dormir oito horas por dia.
Outra das nossas dicas para se dar bem no vestibular é evitar o estresse. Sim, nós sabemos que é praticamente impossível não ficar ansioso, já que se trata das provas que são capazes de assegurar o seu ingresso no ensino superior.
Porém, quando você fica martelando o mesmo assunto na cabeça (ainda mais de forma negativa) e se cobrando em excesso, a tensão aumenta e com ela vem a irritação generalizada, o nervosismo e o estresse.
Tudo isso, atrapalha os seus estudos, dificulta a compreensão, a assimilação de novos conteúdos e prejudica a sua saúde, provocando, inclusive, transtornos mentais. Por essa razão, não abra mão de praticar algum hobby e ter momentos de lazer, pois isso o ajudará a relaxar e espairecer.
Aproveite o dia que antecede o vestibular e já deixe reservado tudo o que você precisa levar para ter o acesso liberado ao local das provas. Ou seja, seu documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte, por exemplo) e a sua ficha de inscrição.
Além disso, coloque junto a eles o material que você usará para responder as questões e marcar a folha de respostas e que, claro, não devem faltar: lápis, borracha e caneta azul ou preta.
Tanto na noite anterior quanto no dia da prova é importante que você não descuide da sua alimentação. Afinal, refeições pesadas e comidas muito industrializadas não só são capazes de dificultar o ato de dormir, como também de causar indisposição, sonolência e mal-estares que duram de minutos a horas.
No lugar, prefira alimentos leves, como frutas, pães e cereais, e não se esquecer de se hidratar bem, seja com água, suco ou chá. O seu corpo e a sua mente agradecem!
Por fim, mas não menos importante, não caia no erro de deixar para ir ao local das provas quando faltar apenas poucos minutos para a realização do vestibular. Lembre-se que imprevistos acontecem e você pode ter dificuldade de conseguir transporte ou mesmo acabar em um engarrafamento, por exemplo.
Portanto, seja esperto e saia com, no mínimo, duas horas de antecedência para não se atrasar. Assim, você evita estresse e, de quebra, ainda se familiariza com o endereço.
Seguindo essas dicas para se dar bem no vestibular, você vai não só estar mais seguro, como também mais tranquilo e preparado psicologicamente para realizá-lo — o que é fundamental para um bom resultado. Por isso, não deixe de colocá-las em prática!
E se você ainda não se inscreveu no vestibular da Facig, sem problemas. Aproveite e agende agora mesmo o seu!