Muitas pessoas quando decidem entrar para uma faculdade para investir na carreira e ter tanto uma estabilidade profissional quanto um bom retorno financeiro se deparam com diversas dúvidas sobre o que é e como funciona o EAD — que tem atraído cada vez mais estudantes que não possuem disponibilidade de tempo nem uma rotina que permitam a eles frequentarem um curso presencial.
Pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar melhor o que é essa modalidade, como funciona e quais as vantagens dela. Acompanhe!
A educação a distância (ou EAD) nada mais é do que uma modalidade de ensino que oferece ao estudante a possibilidade de obter conhecimento e não apenas se graduar, como também realizar uma pós-graduação por meio de um ambiente virtual.
Nele, é possível questionar, debater e interagir tanto com professores quanto com os demais alunos graças à tecnologia que permite que o aprendizado ocorra mesmo sem um ambiente físico e horários preestabelecidos para as aulas.
Agora que você já sabe o que é a educação a distância, é hora de entender como funciona o EAD. Bem, ao se matricular, você tem acesso a uma plataforma na qual estão disponíveis o material didático do curso, as videoaulas das disciplinas e um fórum — pelo qual é possível tirar dúvidas e se relacionar com os colegas.
Além disso, você é acompanhado por um tutor virtual que lhe orienta e lhe auxilia quando ocorrem questionamentos sobre uma matéria ou assunto não compreendido, por exemplo. Ah, também é ele o responsável por passar tarefas e trabalhos da mesma forma que ocorreria em uma aula presencial.
Apenas durante algumas atividades (estágios, práticas profissionais etc.), a realização de provas e a defesa do seu trabalho de conclusão de curso que será obrigatório comparecer ao polo de educação mais próximo da sua casa. O motivo disso? É que essa é uma determinação do MEC, conforme o decreto Nº9057/17.
Para concluir nosso post, não podemos deixar de falar sobre algumas das vantagens da modalidade EAD, não é mesmo? Afinal, quem planeja adotar essa opção precisa saber quais são os principais aspectos favoráveis dela. Por isso, confira três deles a seguir.
Como já foi dito, a rotina acadêmica de um estudante EAD é diferente daquele que é presencial. A razão disso é que não há a necessidade de seguir horários estabelecidos para as aulas nem assisti-las de um determinado local.
Logo, ele tem mais autonomia para decidir quando e como vai estudar — especialmente porque todo o conteúdo da plataforma permanece nela para ser visto e revisto quantas vezes desejar por meio de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.
Ou seja, há uma maior flexibilidade e otimização do aprendizado para atender às necessidades do dia a dia de quem já trabalha, conta com outros compromissos ou mesmo já tem filhos e não consegue acompanhar uma faculdade tradicional.
Outra vantagem da educação a distância é que o valor dela é reduzido e se torna mais acessível para quem está com a renda comprometida.
O motivo disso é que, como não há um espaço físico nem mesmo um campus para a instituição manter (e arcar com todos os custos referentes a ambos), ela acaba repassando esse benefício aos alunos que pagam uma mensalidade mais em conta.
Por fim, vale ressaltar que o diploma de quem fez uma graduação a distância é reconhecido, sim, pelo Ministério da Educação e não há nenhuma diferença entre ele e um recebido em um curso presencial. Ou seja, ambos têm o mesmo peso e atestam para o mercado de trabalho que você se graduou.
E então, tirou suas dúvidas sobre o que é e como funciona o EAD? Agora você pode avaliar se essa é ou não a melhor alternativa de ensino para o que precisa.
E se você gostou de saber mais sobre o assunto e quer ficar por dentro de tudo o que envolve a vida acadêmica, já sabe: assine a nossa newsletter!