A conclusão no Ensino Médio possibilita diferentes caminhos na vida de uma pessoa. Iniciar um curso de licenciatura, por exemplo, é uma alternativa para quem sonha em conquistar um diploma de graduação.
Entretanto, antes de se matricular na faculdade, é preciso tirar algumas dúvidas. Por isso, neste post você conhecerá 4 dicas para escolher um curso de licenciatura! Acompanhe até o final:
Antes de apresentar as nossas dicas para te ajudar na definição de qual curso fazer, é preciso esclarecer a diferença entre o diploma de bacharel e de licenciado. Afinal, essa informação afetará diretamente o seu futuro profissional.
A chave para definir qual é o melhor tipo de curso para você é a vocação. Caso você tenha o desejo de lecionar, o curso de licenciatura é a sua opção. Ele habilita profissionais a atuar como professores da educação básica, ensino fundamental e ensino médio.
É claro que será preciso optar pela modalidade em um dos cursos que a oferecem: História, Geografia, Matemática, Letras, Ciências Biológicas, Química e Filosofia. Todos esses cursos têm um foco pedagógico.
Vale ressaltar que os profissionais formados em cursos de bacharelado não podem utilizar o seu diploma para lecionar.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os bacharéis são capacitados em determinado campo do saber para o exercício da atividade profissional. Dessa forma, uma pessoa formada em jornalismo, por exemplo, estará habilitada para atuar como repórter em televisão, rádio, jornal ou internet.
Agora que você já sabe o que um diploma de licenciatura pode oferecer para o seu futuro profissional, chegou o momento de conhecer algumas dicas para definir em qual área se especializar. Confira!
Em momentos de dilemas, como o da escolha profissional, o autoconhecimento possibilita escolhas mais acertadas e definições mais seguras. Para tanto, é imprescindível fazer um momento de reflexão.
Foque nos seus objetivos e reconheça seus pontos fortes e fracos. Se preferir, faça uma lista com os seus interesses e veja com quais cursos eles são compatíveis.
Embora essa etapa de decisão seja um pouco nervosa, é importante manter a tranquilidade. Não se apresse para chegar a uma definição e evite fazer comparações — afinal, esse período varia de pessoa para pessoa. Tenha paciência e respeito com o seu processo.
Ao reservar tempo para fazer uma reflexão sobre suas características pessoais, naturalmente, você encontrará as suas aptidões.
Por exemplo, se você é bom com números e contas, talvez a matemática seja um caminho a ser considerado. Em outro caso, se a leitura e a escrita são atividades agradáveis para você, o curso de Letras pode ser a melhor escolha.
Seja como for, valorize suas habilidades. Elas são diferenciais que podem auxiliar no cotidiano de uma profissão.
Ainda está em dúvida entre qual curso fazer? Então, pesquise mais sobre cada opção!
Conhecer a grade curricular oferecida é uma forma de eliminar alguns caminhos e reforçar outros. Além disso, analisar as disciplinas que serão estudadas te ajudará a conhecer o que você pode esperar de determinado curso, antes mesmo de ingressar na faculdade.
A experiência no exercício da profissão é um pouco diferente da vivência acadêmica. Por isso, conversar com profissionais que já atuam na área é uma ótima maneira de descobrir algumas particularidades do cotidiano.
No geral, tente sanar as suas dúvidas em uma conversa franca sobre metas, objetivos e caminhos profissionais que um determinado curso pode proporcionar.
Vale ressaltar, inclusive, que, segundo o Inep, existe um déficit de professores nas turmas de 5ª a 8ª séries e no Ensino Médio. Por isso, o próprio Ministério da Educação chegou a criar uma Política Nacional de Formação de Professores.
Enfim, como vimos, o curso de licenciatura pode abrir diversas portas profissionais. Quem sabe esse não é o seu caminho?
E aí, gostou das nossas dicas? Conhece mais alguém que tem interesse em iniciar um curso de licenciatura? Compartilhe este post em suas redes sociais e incentive os seus colegas!