Estudar para o Enem pode até parecer uma tarefa simples e corriqueira, mas acredite: sem preparação e dedicação, o seu aprendizado se torna suscetível a apresentar inúmeras dificuldades e o acúmulo dos conteúdos — em especial dos assuntos com os quais você não tem muita afinidade — vira algo frequente.
Porém, é possível, sim, evitar isso e garantir que você consiga uma nota maior que será a sua porta de entrada para a faculdade e, futuramente, o início de uma carreira promissora e com estabilidade financeira. Foi pensando nisso, que reunimos três dicas simples, porém, essenciais, para lhe ajudar. Confira!
Para começar, é importante que você monte um planejamento de estudo que o ajude a se organizar, otimizar o tempo, ter disciplina e manter o foco para assimilar todo e qualquer conteúdo. Esse é um passo importante, principalmente, quando você já trabalha e tem uma rotina mais corrida. Por isso, faça o seguinte:
Monte um cronograma com os dias e os horários livres que tem;
Reserve a mesma quantidade de horas para estudar cada disciplina;
Separe seus estudos em ciclos: leitura, resolução de exercícios e revisão; e
Marque um período para tira-dúvidas, especialmente das matérias em que possui mais dificuldade.
Ao resolver exercícios, não se atenha apenas aqueles que se encontram nos livros. Ao contrário, busque se preparar para as questões do Enem por meio de simulados e provas anteriores. Dessa forma, você se familiariza com o estilo e formato das perguntas e pode medir o seu desempenho ao fazê-lo.
Isto é, cronometrar o tempo que leva para finalizá-los para analisar o seu ritmo — se está lento, regular ou rápido. Além disso, tenha em mente que essa dica também vale para a redação. Assim, você treina sua capacidade de dissertar e se habitua com os temas sociais que costumam ser cobrados na prova.
Ao estudar para o Enem, você também pode fazer resumos que facilitem a compreensão das matérias. Isso porque essa técnica, bastante utilizada por estudantes tanto no ensino médio quanto na universidade, permite destacar os pontos-chaves de cada conteúdo e, dessa forma, tornar a assimilação mais rápida e concisa. Para deixar o resumo ainda mais eficiente, siga os seguintes passos:
Não faça blocos de textos, mas sim tópicos que permitam a você encontrar com facilidade o que deseja;
Use marca textos para grifar apenas frases ou enunciados que são, de fato, importantes;
Não copie e cole o que está nos livros, faça o oposto: escreva com suas palavras aquilo que você entendeu; e
Elabore questões para você responder ao finalizar cada assunto;
Gostou das nossas dicas de como estudar para o Enem e ter um resultado muito melhor que o esperado? Pois não deixe de segui-las e de praticar o autoconhecimento. Afinal, é importante saber identificar seu ritmo, adaptar seu planejamento de estudos à sua rotina e compreender em quais disciplinas necessita-se de mais atenção. Por isso, aproveite o tema deste post e saiba agora como melhorar a sua concentração nos estudos!