O mercado de trabalho no Direito oferece excelentes oportunidades. Diversas profissões, como juiz, promotor, analista judiciário e advogado precisam dessa formação.
Outra característica interessante são as inúmeras áreas de atuação:
É importante estar atento ao mercado para se capacitar e alcançar uma alta empregabilidade. Confira um panorama sobre o segmento jurídico!
O mercado de trabalho no Direito é marcado pela forte concorrência. Por isso, os profissionais precisam sempre estar atualizados e acompanhar as mudanças do mercado.
Uma mudança que já faz parte do cotidiano é a digitalização. Hoje, a maioria dos serviços jurídicos é apoiada por recursos de tecnologia da informação.
Inúmeras empresas de tecnologia de hoje fornecem soluções jurídicas, sendo chamadas lawtechs e legaltechs. Nesse contexto, o profissional é obrigado a conviver com a tecnologia e extrair vantagens competitivas dela.
Outra tendência é a expansão dos conflitos para o ambiente digital. Assim, áreas de atuação tradicionais, como Direito Civil e Direito Criminal, são adaptados para nova realidade, além de surgir um Direito Cibernético para lidar com as novas relações.
Nesse mundo de transformações, o profissional pode enfrentar alguns desafios para se adaptar e acompanhar o andamento do mercado de trabalho no Direito.
Um profissional jurídico convive com mudanças constantes na legislação e nas decisões dos tribunais. Por isso, demanda bases sólidas para conseguir estudar com autonomia e construir um currículo sólido ao longo da carreira.
A Inteligência Artificial já pode ser incorporada a diversas etapas do trabalho jurídico. Organização de dados processuais, produção de relatórios estatísticos sobre como os tribunais decidem certas questões, redação de argumentos e textos jurídicos são alguns exemplos.
Os esforços para se atualizar e superar os desafios são recompensados com diversos benefícios.
Os salários do setor público, como juízes e promotores, podem facilmente superar os 30 mil reais já no início de carreira. Além disso, o setor privado também oferece bons salários para os advogados, que ganham R$ 4.709,25, em média.
Os advogados também podem trabalhar por conta própria. Ao empreender em um escritório, existem diferentes formas de remuneração chamadas de honorários, como participação no resultado do processo e valores fixos de cobrança.
A suspensão dos processos seletivos federais em 2016 e a crise da pandemia do Covid-19 geraram um período de baixa nos concursos. Nos próximos anos, a tendência é que muitos órgãos públicos estejam com necessidade de contratação após um longo período sem reposições de pessoal.
A área está bastante aquecida no setor privado. Em 2022, foram criados 26.150 empregos com carteira assinada para profissionais jurídicos, como advogados e assistentes. É um número relevante, pois esse indicador não conta os autônomos.
Como há diversas profissões, o Direito abraça diferentes perfis profissionais. Contudo, algumas características são fundamentais para saber se o curso é um boa opção:
O curso de Direito do UNIFACIG foi pensado para ajudar a sua preparação. Você conta com um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura para aliar teoria e prática, sendo um dos poucos centros universitários a conquistar a nota 4 do MEC.
A grade curricular traz temas atuais, como tecnologia jurídica e Direito Digital. Também é possível aprender na prática, com estágios, julgamentos simulados, aulas de argumentação jurídica e atividades de extensão.
Sendo assim, você será um profissional completo para as exigências do mercado de trabalho no Direito. Uma boa formação faz a diferença porque cria as bases das disciplinas jurídicas e permite que o profissional estude com autonomia ao longo da carreira.
Conheça o curso de graduação em Direito do UNIFACIG e esteja preparado para os desafios das carreiras jurídicas!