A Câmara Municipal de Manhuaçu foi palco, na noite de quarta-feira, 24 de setembro, de um momento histórico para a região das Matas de Minas: a assinatura da Carta Compromisso pelo Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão e pela Promoção do Trabalho Decente. A iniciativa reuniu instituições públicas, entidades representativas e o meio acadêmico em torno de uma pauta essencial – a defesa da dignidade humana e de uma cadeia produtiva livre e justa, especialmente no setor cafeeiro.
Entre os protagonistas do evento, o Curso de Direito do UNIFACIG teve papel de destaque, por meio da Clínica de Trabalho Escravo, que esteve entre os organizadores e apoiadores da ação. A iniciativa contou ainda com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG).
A professora Marina Quirino Itaborahy, coordenadora do Curso de Direito do UNIFACIG, representou a instituição na cerimônia, reforçando o compromisso do centro universitário com a promoção da justiça social e a formação de profissionais conscientes e engajados na defesa dos direitos humanos.
A presença de docentes e estudantes do UNIFACIG destacou o caráter formativo da participação acadêmica em temas de relevância social. Segundo a coordenação, o envolvimento direto na elaboração e assinatura da Carta evidencia o compromisso do curso com o tripé ensino, pesquisa e extensão, integrando teoria e prática em ações que impactam a comunidade.
A leitura e a assinatura do documento marcaram o engajamento conjunto de autoridades, sindicatos, representantes da sociedade civil e instituições de ensino, consolidando Manhuaçu como referência regional no combate à exploração do trabalho e na promoção do trabalho decente.
Com atuação expressiva e constante em pautas sociais, o Curso de Direito do UNIFACIG reafirma seu papel estratégico na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e a defesa dos direitos humanos – princípios que norteiam a missão acadêmica da instituição.