Links Rápidos
Área do Aluno Área do Professor

UNIFACIG promove debate sobre saúde mental e luta antimanicomial.

Publicado em: 26 de maio de 2025
Por: Ana Carolina

No dia 22 de maio, o curso de Psicologia do UNIFACIG realizou o evento “Saúde Mental: Desafios e Estratégias na Contemporaneidade”, um importante encontro acadêmico e social que reuniu estudantes, professores e especialistas da área. A iniciativa foi organizada pelo professor mestre Étore Mazini, da disciplina Psicopatologia I, em parceria com a turma do 5º período de Psicologia.

A ação fez parte das atividades em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento que defende o cuidado em liberdade e a dignidade das pessoas em sofrimento psíquico. A data, instituída em 1987, marca um posicionamento firme contra práticas excludentes e violentas, propondo uma sociedade sem manicômios e com mais empatia.

Durante o evento, estudantes, professores e convidados participaram de um rico momento de diálogo e reflexão sobre a saúde mental na atualidade. Para enriquecer a discussão, participaram da programação Lia Marcia Emerich Breder, psicóloga e psicanalista; Dr. Pedro H. Campelo M. Jr, médico psiquiatra e psicoterapeuta; e Enilda Maria Petronilo, assistente social e psicóloga. Os três profissionais, com ampla experiência na área da saúde mental, trouxeram reflexões sobre os desafios enfrentados no cuidado psicológico contemporâneo, estratégias terapêuticas mais humanizadas e a importância de uma atuação ética e sensível, voltada aos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

Foi uma noite marcada por aprendizados significativos, reflexões profundas e o fortalecimento do compromisso dos futuros psicólogos com práticas que respeitam a diversidade e promovem a liberdade.

“Formar profissionais sensíveis, éticos e comprometidos com os direitos humanos é um dos nossos maiores desafios – e também uma das nossas maiores responsabilidades”, destacou o professor Márcio Rocha Damasceno, ao final do evento.

O UNIFACIG reafirma seu papel na formação de cidadãos críticos, éticos e humanos, apoiando seus estudantes em iniciativas que promovem transformação social e valores que constroem um futuro mais justo e inclusivo.