A carreira em enfermagem é dedicada a cuidar de pessoas que apresentam algum problema de saúde, e faz isso ainda se relacionando com outras áreas, como profissionais médicos, técnicos, entre outros.
Além de aplicar técnicas e prescrições médicas, o enfermeiro tem como característica a interação com outros agentes de saúde, sabendo estabelecer espaço para que cada um possa atuar. Podem parecer ações simples, mas são características que, no dia a dia ou diante de uma emergência, podem salvar vidas e fazer toda diferença.
Se você anda pensando em seguir a carreira, leia mais, informe-se e decida agora mesmo!
O enfermeiro é o profissional que presta todo tipo de assistência a um paciente e garante a aplicação correta do tratamento prescrito pelo médico. Muitas vezes, é ele quem realiza os primeiros cuidados em pacientes em crises ou acidentados.
O enfermeiro tem a premissa de comandar a equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem, que devem seguir suas orientações e, assim, garantir que o cuidado com o paciente seja adequado à situação apresentada.
O profissional da enfermagem pode atuar em diversas áreas, com saberes e técnicas direcionados para cada uma. Veja quais são elas!
Enfermagem geral – profissional que se dedica a comandar equipes de técnicos, auxiliares e outros enfermeiros, entendendo as funções e ações de cada um para ser capaz de orientá-los no dia a dia.
Enfermagem geriátrica – profissional que se especializa em técnicas e cuidados com pessoas idosas e conhece mais profundamente sobre doenças que costumam atingir essa faixa-etária.
Enfermagem obstétrica – profissional capacitado para cuidar de mulheres ao longo de uma gravidez e no pré e pós-parto, dominando situações e intercorrências que podem acontecer nessas fases.
Enfermagem pediátrica – profissional especializado em cuidar de crianças, com domínio sobre doenças e cuidados que costumam abater-se sobre esse público. Deve possuir, ainda, capacidade de acessar o paciente, muitas vezes, em tenra idade, para que o tratamento não seja traumático ou assustador.
Se você se identificou com alguma das áreas citadas na área de enfermagem, está na hora de seguir carreira. O primeiro passo é inscrever-se em um bom curso de graduação, reconhecido pelo mercado e por ter ótima estrutura com laboratórios modernos e profissionais de ensino, como o curso da UNIFACIG .
Na sequência, é importante que você monte um plano de carreira para a área, escolhendo aquela em que pretende atuar dentro da enfermagem, sabendo que, no Sul e Sudeste do país, está o maior número de empregadores de enfermeiros, mas a maior carência desse tipo de profissional está nas regiões Norte e Nordeste.
Como vimos, a carreira em enfermagem é intensa, desafiadora e com múltiplas possibilidades de atuação. É o profissional responsável por unir as prescrições médicas e sua correta aplicação, sendo ela feita por ele mesmo ou por profissionais sob sua supervisão, como outros enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem.
O enfermeiro é ainda o profissional capaz de aplicar os primeiros cuidados em crise ou emergência médica em algum paciente.
Agora que você já sabe tudo sobre a carreira em enfermagem, que tal conhecer o curso oferecido pela UNIFACIG!