A criatividade é uma qualidade que nem todas as pessoas têm. Pessoas criativas contam com a capacidade de encontrar soluções inovadoras e enxergar coisas que as demais pessoas não veem, é justamente por isso que hoje em dia existem tantas empresas que estão à procura de profissionais criativos.
Em alguns casos, a criatividade pode se tornar um diferencial competitivo, já em outros, ela é um requisito básico. De uma forma ou de outra, quem é criativo está um passo à frente no mercado de trabalho. A seguir mostraremos uma lista com 4 opções de profissões para pessoas criativas. Veja a seguir!
Essa dica é especial para quem tem facilidade com a escrita e domina as regras da gramática. Redatores e escritores são pessoas extremamente criativas. Se você duvida, basta analisar as obras de George R. R. Martin ou de Tolkien. Eles criaram mundos completos do zero e suas histórias são tão bem elaboradas que viraram produções televisivas.
Se você não tem vontade de escrever livros, saiba que também existem oportunidades para escritores e redatores em empresas de publicidade e marketing. Essas áreas exigem que o profissional tenha uma tendência maior para as vendas. Agora, se você também é apaixonado por história e sempre sonhou em trabalhar na televisão ou em revistas, opte por se tornar jornalista!
A carreira de designer gráfico é perfeita para quem tem um lado artístico e gosta de tecnologias. Esse profissional é responsável por criar todo o conteúdo gráfico para anúncios, vinhetas de televisão, publicações nas mídias sociais, logotipo de empresas e muito mais.
Além de ser criativo, o designer gráfico precisa entender de arte e ter muito bom gosto, pois é ele quem vai escolher a fonte dos textos, as cores, o tamanho dos elementos visuais, o enquadramento e a disposição de todas as informações.
Com o avanço da internet e da tecnologia, o mercado de trabalho para o designer gráfico cresceu ainda mais. A boa notícia é que a graduação costuma durar cerca de 2 ou 3 anos, portanto, o aluno pode ingressar rapidamente no mercado de trabalho.
Para se tornar um grande arquiteto ou designer de interiores, além de ter aptidão para desenhar, também é necessário ser criativo. As maiores construções arquitetônicas se tornaram conhecidas justamente por serem revolucionárias, como é o caso das obras de Oscar Niermeyer.
Também é preciso ter, pelo menos, um pouco de afinidade com a matemática e a física, pois alguns cálculos são necessários para a elaboração de projetos, plantas e maquetes.
A criatividade faz parte da rotina de produtores e editores audiovisual. Muitas pessoas acham que para cursar produção audiovisual é preciso ser apaixonado por cinema, mas a verdade é que hoje em dia até mesmo para fazer um bom conteúdo nas redes sociais, como TikTok e Youtube, é necessário ter conhecimento sobre produção e edição audiovisual.
Na graduação de produção audiovisual você aprenderá sobre como atuar com iluminação, figurino, roteiro, filmagem, fotografia e sonorização. É uma área que exige conhecimento de softwares de edição e manipulação de vídeo e som.
Essas são apenas algumas das profissões para pessoas criativas seguirem. Veja quais são as suas outras qualidades e habilidades, além de ser criativo, e escolha uma carreira que mais se encaixe com o seu perfil.
Gostaria de ler mais artigos com dicas para estudantes e jovens que estão ingressando no mercado de trabalho? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este na sua caixa de e-mail.