Áreas biológicas, exatas, humanas ou de saúde? Essa é uma dúvida comum dos estudantes que estão em preparação para entrar na faculdade e no mercado profissional. Por isso, reunimos algumas informações aqui para você que está indo mais para o lado da biodiversidade.
Gosta de cuidar dos animais, de pesquisas e estudos, do meio ambiente? Preocupa-se em ouvir, entender e ajudar sempre as pessoas? Então há uma forte tendência de você estar no caminho certo. Para conhecer os principais cursos das áreas biológicas e qual é o perfil dos alunos, continue a leitura!
Primeiramente, vamos conhecer os cursos mais comuns nessa área, o que se estuda neles e quais as áreas de atuação do profissional formado.
O curso de licenciatura em Ciências Biológicas forma o profissional para entender a conexão entre o homem e a natureza. Com os conhecimentos adquiridos em 4 anos de graduação, ele estará apto a desenvolver projetos sustentáveis e educacionais para preservar a biodiversidade.
Entre os assuntos abordados estão desde pesquisas com células-tronco até o trabalho ambiental. Sua importância na sociedade é vista na descoberta de aplicações de organismos na Medicina, na indústria e no desenvolvimento de medicamentos. Ademais, o profissional poderá atuar em escolas, ONGs, empresas e unidades de conservação.
O curso de Medicina Veterinária é uma graduação do tipo bacharelado, com duração de 5 anos. Seu currículo considera a Saúde Única (entre animais, seres humanos e meio ambiente), projetado em práticas modernas.
Os médicos veterinários prestam serviços no cuidado e bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, em atividades de sustentabilidade e auxílio na produção de alimentos saudáveis. Logo, sua atuação vai além do atendimento clínico a animais, envolvendo defesa sanitária animal, pesquisas para combater zoonoses e análise de produtos de origem animal.
O curso de tecnologia em Gestão Ambiental tem duração de 2 anos e fornece o conhecimento necessário para compreender e regular os problemas ambientais, buscando práticas de proteção ao meio ambiente e regulamentação por meio de legislação vigente.
Abrange tópicos como sustentabilidade, economia ambiental e tecnologia de controle de poluição, com assuntos sobre como controlar qualidade do ar, da água e gestão de resíduos sólidos.
O gestor ambiental pode coordenar equipes, gerenciar o impacto ambiental de empresas ou atuar no licenciamento para extração de minerais, além das áreas de agropecuária, turismo, biotecnologia, postos de gasolina e fábricas de alimentos ou de aço.
Os profissionais que se identificam com as áreas biológicas geralmente carregam algumas características comuns, como empatia, comunicação, trabalho em equipe, capacidade de ouvir e desejo amplo pelo conhecimento. No entanto, reunimos dicas importantes para você identificar o perfil de cada curso. Veja!
O Centro Universitário UNIFACIG tem marca tradicional e oferece ensino de qualidade, com excelente infraestrutura e corpo docente. Para as áreas biológicas, o aluno conta com laboratórios de saúde, informática, biblioteca, além de espaço clínico/hospitalar e centro de saúde animal.
Também é possível se beneficiar do financiamento estudantil, mesmo que você não consiga FIES ou ProUni. Por fim, essas são condições que devem ser consideradas na escolha da instituição de ensino e no seu curso das áreas biológicas.
O UNIFACIG possui a melhor estrutura para preparar os alunos para o mercado profissional, com foco na inovação e nas demandas modernas. Entre já em contato conosco e saiba mais!