A redação é uma das etapas que os estudantes mais se preparam para o ENEM. Para alguns, pode ser tranquilo; já para outros, pode ser uma luta. O importante é saber que esse tipo de escrita pode ser aprendida, e algumas técnicas de redação podem auxiliar muito no estudo!
É por isso que trouxemos este conteúdo! Aqui você verá as principais dicas que podem ajudá-lo a ter um bom resultado na redação. Boa leitura!
Alguns professores dizem que, “para escrever bem, é necessário leitura.” Essa frase é uma verdade. É importante ter uma rotina de leitura, pois assim o seu cérebro começará a assimilar a organização textual e um novo conteúdo. Se você tem dificuldade para se concentrar na leitura de algum conteúdo, faça por etapas:
Dessa forma, você conseguirá, gradualmente, tornar a leitura parte de sua rotina. Comece com uma duração menor, como dois Pomodoros de 15 minutos e, aos poucos, de semana em semana, vá aumentando esse tempo.
Quando estiver treinando a escrita, faça o possível para não tangenciar o tema, isto é, fugir do tema. Por exemplo, suponhamos que o tema da redação é “O problema da evasão escolar”. O participante tem que manter o foco nesse assunto. Caso ele queira falar sobre a “necessidade dos jovens trabalharem para auxiliar em casa”, ele deve usar essa ideia como argumento, mas ela não pode ser o principal tema do texto.
Alguns alunos acabam tomando a argumentação como base para seu texto e se esquecem do tema principal da redação. Por isso, sempre retome as palavras-chave do tema, tanto na introdução, quanto na conclusão da sua redação.
A redação do ENEM apresenta um tema e, a partir dele, você defenderá a sua tese. Por exemplo, em 2016, o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Observe que esse tema trouxe uma afirmativa para nós: “a intolerância religiosa no Brasil existe”. Portanto, o que os avaliadores querem de nós é que demonstremos quais caminhos podemos seguir para combater essa intolerância.
Sendo assim, é importante o participante não negar a intolerância religiosa, nem dissertar sobre religiões — caso contrário, estará tangenciando o tema. O foco deve estar em defender a sua tese, ou seja, o seu ponto de vista, por exemplo: “é preciso retirar o respeito às diferenças religiosas apenas do mundo das ideias e levá-las para a prática.” Depois que você tem a sua tese, desenvolver os argumentos é o próximo passo.
A capacidade argumentativa é outra habilidade analisada pelos avaliadores da redação e pode garantir uma boa nota no ENEM. Sendo assim, para garantir uma boa justificativa, busque trazer bons fundamentos para a sua tese. Sempre que possível, utilize citações de pessoas que trazem credibilidade para seu texto. Você pode usar músicas, filmes, livros, biografias.
Lembre-se de selecionar, pelo menos, dois argumentos: um para ser desenvolvido no segundo parágrafo e outro no terceiro. Assim, você conseguirá trabalhar de maneira eficaz o seu projeto de texto.
A conclusão de uma redação pede uma solução para o tema, porque o ENEM sempre abordará uma problemática nacional. Portanto, preocupe-se em propor uma solução efetiva para esse problema e evite levar para o seu texto recursos como “conscientizar os brasileiros.”
Quando construir o seu último parágrafo, escreva: qual o problema, como solucioná-lo, quem poderá ajudar, detalhe o assunto e termine afirmando qual o resultado é possível obter a partir dessa solução trazida por você.
Viu como as técnicas de redação podem ajudar a organizar o nosso texto e torná-lo mais próximo do que o avaliador espera de nós? Um bom arranjo dos nossos argumentos é fundamental para um resultado positivo!
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros estudantes a terem um bom desempenho no ENEM!