Na época de Enem e pré-vestibular, cada minuto é valioso. Afinal, existe muita matéria para ser estudada e muitos exercícios a serem feitos. O sucesso nesses exames está diretamente relacionado à sua dedicação — é por isso que o tempo de estudo é um fator primordial.
Quando você consegue administrar o tempo com a rotina de estudos, certamente, a sua produtividade é maior. No entanto, nem sempre é fácil estipular a quantidade de horas a estudar por dia para alcançar o objetivo final.
Para ajudar você nisso, escrevemos este texto. Aqui, você vai conhecer dicas fundamentais para se planejar, criar um cronograma de estudos, utilizar metodologias mais eficientes e outras dicas valiosas para não prejudicar o seu rendimento. Confira!
Muitas vezes, o estudante já começa os estudos a partir da primeira matéria que ele encontra pela frente. Isso não é recomendável, uma vez que, para estudar para o vestibular pré-vestibular ou Enem, é preciso atingir de maneira homogênea todos os conhecimentos.
Nesse sentido, criar um planejamento capaz de organizar as matérias e os assuntos é fundamental. Dê prioridade àqueles temas em que você tem mais dificuldade, mas também não se esqueça daquelas matérias que você tem facilidade.
O cronograma de estudos seria a versão do planejamento mais prática e específica. É no cronograma que você vai colocar cada matéria para cada dia e horário da semana.
Por exemplo: você pode estudar matemática na segunda e na quarta-feira, e conhecimento de ciências humanas nas terças e sextas. Esse cronograma também deve contar com o tempo para que você faça revisões periódicas e exercícios.
Hoje em dia, é possível encontrar várias metodologias que ajudam a maximizar o seu tempo de estudo. Uma delas é a técnica de mapas mentais. Trata-se da representação de conceitos que podem ser interligados entre si.
Para criar o mapa mental, você deve ligar informações secundárias à informação principal do assunto. É como se criasse um diagrama, onde todas as informações estão conectadas. Essa técnica é ótima para memorização e assimilação de novos conhecimentos.
De nada adianta você fazer um cronograma de estudos impecável, mas perder parte desse tempo se distraindo com redes sociais ou assistindo TV. É importante ficar afastado de qualquer forma de distração.
Uma recomendação é estudar em um ambiente específico. Esse local deve conter todos os materiais que você precisa para estudar, uma cadeira confortável e silêncio quase que absoluto. Assim, você rende mais e, inclusive, tem mais tempo para descansar.
Muitos estudantes acabam definindo um tempo de estudo que quase ocupa todo o dia, mas é importante dar espaço para o descanso.
É por meio de intervalos durante as matérias — e também aquele sono profundo e tranquilo — que a nossa memória consegue captar todos os conhecimentos que obtivemos durante o dia de estudos. Separe alguns minutos para descansar e, quando chegar a noite, relaxa um pouco antes de dormir.
Essas foram algumas dicas para organizar o seu tempo de estudo. É importante destacar que não existe uma fórmula mágica de quantas horas estudar por dia. Cada estudante deve conhecer o seu nível de rendimento e articular a melhor forma para que consiga atingir seus objetivos.
Quer ficar por dentro de mais novidades sobre as rotinas de estudos? Siga a gente no Facebook, Twitter e Instagram.