Vários fatores podem determinar a escolha do vestibulando pelo curso de Medicina. Dentre eles, estão o envolvimento com uma causa nobre, a alta remuneração e a boa empregabilidade. Em razão de tantos benefícios em torno de uma mesma profissão, não é de se estranhar que o curso apresente um dos vestibulares mais disputados em todo o país.
Mas o que o estudante precisa saber antes de passar no vestibular de Medicina? Aprender algumas curiosidades sobre o curso e entender como ele afetará sua vida é de suma importância para quem sonha com essa carreira.
Pensando nisso, confira no nosso post de hoje com mitos e verdades sobre o curso de Medicina que você precisa conhecer!
Esse é um mito comum, já que é essencial dominar o conteúdo da área médica, tanto para quem já está fazendo o curso como para quem estuda para o vestibular e precisa saber muita biologia.
No entanto, ao contrário do que muita gente acredita, a aquisição dessas habilidades não se limita aos nerds. Na verdade, o que vai determinar o sucesso do estudante, será o seu grau de dedicação aos estudos.
Por isso, se você tem uma rotina regrada, segue à risca um plano de estudos e mantém-se focado, você está no caminho certo para tirar ótimas notas no vestibular ou durante o curso.
Talvez pelo extenso tempo de curso, ou por acreditarem que as disciplinas são muito complexas, as pessoas imaginam que seja impossível se formar em Medicina. Mas isso é um mito.
O que muita gente não sabe é que o curso se assemelha a qualquer outro da graduação. Haverá disciplinas que serão mais intensas e outras mais tranquilas.
A dica é mesclar as matérias com que você se identifica mais com outras com que não se identifica tanto. Assim, o que vai determinar o progresso no curso será a maneira com que você organiza os estudos.
Existe o mito de que o estudante de Medicina fica 24 horas por dia estudando. Mas mesmo em um curso integral é possível separar um tempo para o lazer, como nos feriados e finais de semana.
Dessa forma, o estudante pode ter uma vida social e acadêmica ao mesmo tempo. O diferencial será saber equilibrar essas duas áreas tão importantes da vida.
O curso de Medicina tem durabilidade de 6 anos, sem falar no período de residência que pode durar dois anos ou mais. Sendo assim, isso é verdade: o retorno financeiro é demorado.
É claro que o estudante pode conseguir bolsas de estudo ao longo da graduação para se manter, mas ganhar um salário rentável como um médico formado vai levar mais tempo.
É verdade. Mesmo depois de formado, o estudante precisará continuar estudando.
Isso se deve ao fato de que a Medicina é uma ciência que está sempre se inovando, pois a todo tempo descobre-se um novo diagnóstico para doenças e sempre surgem novos tratamentos e procedimentos médicos.
Para quem sonha em cuidar de pessoas, essa é uma grande verdade: quem ama Medicina com certeza se sentirá muito realizado nessa profissão.
Em vista das dificuldades que o estudante de Medicina passa durante o curso, como a dedicação intensa aos estudos, nada se compara à gratificação de atender bem um paciente no momento em ele mais precisa.
Gostou de conhecer os mitos e verdades sobre o curso de Medicina? Aprenda mais sobre essa carreira com o post Mercado de medicina: em quais áreas posso atuar?