Na última quinta-feira (12/09), os alunos do 6° período de Psicologia do UNIFACIG, realizaram um workshop com o tema “Valorização da Vida: A Psicologia no Trabalho Interdisciplinar”. A ação fez parte da campanha do Setembro Amarelo e contou com o apoio de diversas empresas de Manhuaçu.
O evento teve como objetivo trazer diferentes perspectivas sobre o cuidado com pessoas em situações de vulnerabilidade emocional, destacando a importância da preparação dos profissionais de saúde para atender a essas demandas e preservar a vida, um bem fundamental.
Palestras
O workshop reuniu três profissionais de saúde que atuam em áreas diversas de cuidado e assistência. A enfermeira Daiane Pereira Guimarães Fialho, coordenadora do CAPSi Crescer e especialista em Saúde Mental, apresentou a palestra “O cuidado em saúde mental com crianças e adolescentes com ideação suicida”.
O enfermeiro e socorrista do SAMU, Fillipy Proeza Faria, abordou “A importância do SAMU na conscientização sobre saúde mental”. Já a psicóloga Kátia Regina Padavine da Silva tratou do tema “Tanatologia: o luto atravessado pelo suicídio”.
A abertura do evento contou com uma apresentação cultural dos alunos Francielle e Rodrigo, que interpretaram a música Vilarejo, de Marisa Monte, criando um momento de reflexão e sensibilização.
Importância da iniciativa
Para o coordenador do curso de Psicologia, Márcio Damasceno, o workshop foi essencial para reforçar as ações em saúde mental, que são prioridade na instituição. “Nosso foco é desenvolver, durante todo o ano, iniciativas que contribuam para a saúde de qualidade, sempre visando o bem-estar tanto dos nossos alunos quanto das comunidades onde atuamos. Hoje, oferecemos o serviço de psicoterapia de forma gratuita em nossa Clínica Escola”, destacou.
O evento contou com a participação de alunos e professores do Centro Universitário UNIFACIG e reforçou o compromisso da instituição com a promoção da saúde mental e o cuidado integral com a vida.
Texto: Rafaella Calegário – 6º período de Psicologia