A área da Biologia é uma das mais abrangentes de todo o mercado, pois permite que o estudante atue como professor ou pesquisador, entre vários outros ramos possíveis. O curso de Ciências Biológicas tem duração de 4 anos, tanto na licenciatura (preparação para dar aulas) quanto no bacharelado (preparação para exercer as atividades de biólogo).
Neste artigo, vamos apresentar o que é estudado no curso de Ciências Biológicas. Quer entender mais? Então, continue a leitura para conferir!
Como funciona a graduação?
Bacharelado
As matérias de bacharelado envolvem uma forte base em Matemática, Física e Estatística. O bacharelado forma pesquisadores e costuma oferecer matérias mais avançadas ou que pertencem a subáreas das Ciências Biológicas. Formados em Biologia podem trabalhar nas seguintes áreas:
- Bioinformática: desenvolve programas de computação para serem usados em pesquisas genéticas;
- Biologia de Organismos Aquáticos (águas doces e salgadas): pesquisa o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce;
- Biologia Molecular: lida com diagnósticos e análises de doenças infecciosas ou genéticas em laboratórios e clínicas;
- Botânica: realiza um estudo relacionado a plantas;
- Controle de Pragas e Vetores: trabalha no desenvolvimento de técnicas para reduzir o impacto de pragas em lavouras e conter a transmissão de doenças entre animais;
- Genética e Biotecnologia: trabalha com a criação, reprodução, manipulação e o estudo de organismos em laboratório, analisando seus processos fisiológicos e genéticos;
- Gerenciamento Costeiro: gerencia a utilização do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de tentar minimizar o impacto na biodiversidade e conservar a qualidade de vida na região;
- Ecologia e Meio ambiente: trabalha em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental;
- Zoologia: pesquisa as características dos animais, seus organismos e suas relações com o ambiente.
Licenciatura
As duas habilitações têm a mesma base. Quem geralmente escolhe a licenciatura tem também mais afinidade com humanas, pois deve cursar disciplinas ligadas à didática, à Psicologia e à Pedagogia. Entre essas matérias, estão:
- Educação Ambiental;
- História e Filosofia das Ciências Naturais;
- História, Filosofia e Sociologia da Educação;
- Educação Sexual;
- Metodologia e Prática de Ensino de Biologia;
- Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Biologia;
- Legislação Educacional;
- Pluralidade Cultural e Orientação Sexual;
- Psicologia da Educação;
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Além disso, quem faz licenciatura, muitas vezes, deseja mesmo ser professor. Porém, o licenciado é um biólogo, exatamente como o bacharel. Em relação aos salários dos profissionais das Ciências Biológicas no Brasil, podem variar de R$ 1.200,00 a R$ 4.100,00.
Entre as principais disciplinas comuns a ambas as formações, podemos citar: Anatomia Humana, Histologia, Embriologia, Bioestatística e Educação Ambiental, Biofísica, Genética, Biogeografia e Biologia Celular, Fisiologia Humana e Vegetal, Biologia Molecular, Bioquímica, Ecologia, Evolução, Morfologia Vegetal, Parasitologia, Patologia e Zoologia.
Há muitos campos para escolher nas Ciências Biológicas. Atualmente, há uma grande preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, o que significa maiores oportunidades no mercado de trabalho.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o curso de Ciências Biológicas? Quer entender melhor como podemos ajudar? Então, entre em contato com a gente para saber mais!