DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Alunos dos cursos de saúde da FACIG visitam o Museu da Loucura em Barbacena

Compartilhe esse post

No dia 09 de junho deste ano, os alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia da FACIG, sob a orientação da Professora Juliana Santiago, realizaram uma visita ao Museu da Loucura, na cidade de Barbacena-MG.

Durante o percurso pelo museu, os alunos tiveram contato com materiais de toda espécie, desde aqueles pessoais dos pacientes até ferramentas médicas utilizadas para o suposto tratamento dos mesmos. Há também um grande acervo audiovisual, onde pode se ver a história do antigo Hospital Colônia, e os discentes puderam analisar as fotos, os vídeos e sons que retratam a realidade vivida por cada um dos pacientes e até mesmo histórias contadas por eles, assim como poemas e músicas compostos pelos mesmos.

Toda visita foi guiada por um responsável pelo museu, o qual também presenteou a FACIG com o livro “Uma falha no silêncio”, que relata a história de alguns pacientes que passaram pelo antigo hospital psiquiátrico. Ainda, os estudantes também observaram algumas das colônias terapêuticas que se encontram nos arredores do museu, assim como a seus pacientes que circulavam na mesma área. Mas todos foram surpreendidos por poderem entrar nos escombros do antigo hospital, podendo reviver, através da imaginação, algumas das cenas do “Holocausto brasileiro” no cenário original. Toda a experiência foi fundamental para que os alunos observassem as mudanças ocorridas, após uma luta por conquistas, na forma do tratamento de pacientes psiquiátricos e a questão da importância ética na saúde mental. Sendo assim, esta experiência vivida pelos nosso docentes muito vai colaborar para formar profissionais capazes de pôr também em prática os direitos dos pacientes e melhor colaborar para a qualidade da saúde mental.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *