No dia 26 de agosto, aconteceu no Centro Universitário, no Campus Coqueiro, o VII Seminário de Educação para a Diversidade e Direitos Humanos, com o tema: A Genealogia de um Silêncio – Direitos Universais, Exploração Colonial e Racismo, evento este que impactou diretamente todos os presentes.
O preletor do evento foi o Professor Mateus Thomaz Bayer, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, onde atua junto à linha de pesquisa “Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos” e lidera projetos nas áreas de história das formas de governo e sua articulação com a produção de subjetividade; modernidade e invenção do sujeito; e produção de subjetividade no contexto neoliberal.
O evento contou ainda com a participação do Coordenador do Curso de Direito do UNIFACIG Professor Dr. Victor Conte André; da Coordenadora dos cursos de Licenciaturas: Matemática, Pedagogia e História do UNIFACIG, Professora Mestra Lidiane Hott Fúcio Borges; do Coordenador do Curso de Psicologia do UNIFACIG, Professor Mestre Márcio Rocha Damasceno e com o Pro Reitor de Ensino, do UNIFACIG, Professor Mestre Oscar Lopes da Silva, que discorreram sobre a importância da continuidade de debates sobre os Direitos Humanos onde os conhecimentos devem desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre representação social dos Direitos Humanos, no contexto das demandas atuais, desconstruir preconceitos e identificar os principais mecanismos para sua promoção e garantia, bem como conhecer a forma de sua utilização.
Ao percebermos como a raça se constitui como um elemento estruturante das relações sociais. Perceberemos que o racismo sustenta os processos de diferenciação e de desigualdades aqui estabelecidos. A partir dessa reflexão, foi possível o percurso que nos auxiliou a evidenciar a relevância de se considerar a ideia de raça para a compreensão e transformação das desigualdades e para a garantia dos Direitos Humanos no Brasil.
Texto: Lidiane Hott e Márcio Rocha Damasceno