DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Equipe técnica do UNIFACIG participa do Módulo II do XI Programa de Formação STHEM Brasil. 

Compartilhe esse post

Nos dias 27 e 28 de agosto, a equipe técnica do Centro Universitário UNIFACIG  participou, na PUC Campinas, do Módulo II do XI Programa de Formação STHEM Brasil. Com o tema “Psicometria e Estratégias Avançadas para a Avaliação”, o evento foi marcado por discussões importantes sobre a Educação Baseada em Competências, a Avaliação de Competências, a elaboração de rubricas, técnicas de feedback, além do uso de IA nesse processo. 

O professor Humberto Vinício, do TEIA: Espaço de Inovação UNIFACIG, ressaltou que os temas centrais do encontro são de grande relevância para os processos de inovação na aprendizagem e para as estratégias de avaliação utilizados no centro universitário.  “Eventos como esse são de grande relevância para a formação e atualização dos profissionais da área da educação. Além disso, a presença das professoras do Tecnológico de Monterrey e a possibilidade de trocas de experiências com os pares, fizeram toda a diferença para tornar a vivência ainda mais enriquecedora”, destacou Vinício.

Ainda de acordo com o professor, os aprendizados construídos durante todo o programa de formação serão transformados em oficinas, workshops,minicursos, entre outras estratégias de formação para os professores e coordenadores do UNIFACIG.

Confira aqui o depoimento da equipe do UNIFACIG que participou do evento

Prof. Humberto Vinício: “Participar da formação foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. As discussões sobre as competências foram extremamente relevantes para aprimorar nossos conhecimentos e práticas educacionais. A troca de experiências foi fundamental para ampliar nossa visão sobre Educação Baseada em Competências e Avaliação de Competências. A ideia agora é traçar estratégias para compartilhar essas experiências com nossos professores e impulsionar ainda mais os processos de inovação educacional.”

Prof.ª Caroline Lacerda: “Participar do XI STHEM Brasil foi uma experiência verdadeiramente transformadora. A imersão no curso, a troca de práticas pedagógicas proporcionou uma nova perspectiva sobre o ensino e a aprendizagem. Cada atividade me desafiou a repensar minhas metodologias e a reavivar minha paixão pela educação no ensino superior. Voltei não apenas com novas ferramentas e conhecimentos, mas com uma renovada inspiração para transformar minhas salas de aula e impactar positivamente a vida dos meus alunos. Essa formação foi um verdadeiro catalisador para meu crescimento profissional e pessoal. Agradecimento especial ao UNIFACIG pela oportunidade de viver essa experiência!”

Prof. Juliano Dutra: “Minha participação no STHEM Brasil foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. O evento me proporcionou uma oportunidade incrível para a troca de ideias inovadoras e a construção de redes de contato com profissionais e acadêmicos. Fiquei particularmente impressionado com as técnicas de avaliações por competências e como as discussões ampliaram minhas perspectivas para aprimorar o uso dessas estratégias em nossa instituição. Estou animado para aplicar o que aprendi e continuar contribuindo para a evolução do nosso campo. Agradeço a todos os organizadores e participantes por tornar o evento tão memorável e impactante!”

Prof.ª Lilian Ferreira: “Nesse curso, compreendi como a aprendizagem baseada em competências é essencial para a prática docente, atendendo às diferentes necessidades dos alunos, promovendo a autonomia no aprendizado e o desenvolvimento do pensamento crítico. Uma das coisas mais interessantes foi aprender a integrar a teoria à prática, utilizando a IA para estimular a participação dos alunos. Isso me fez perceber como é fundamental adaptar o ensino para que cada estudante possa se desenvolver plenamente, respeitando seu ritmo e estilo de aprendizagem. Agradeço ao UNIFACIG pela oportunidade de me desenvolver profissionalmente e por proporcionar um ambiente tão enriquecedor e inspirador. Espero contribuir com os conhecimentos adquiridos na formação de outros docentes e aperfeiçoar minha prática  em sala de aula”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *