Dando andamento às atividades do projeto “Letramento em Programação”, uma parceria do UNIFACIG com o Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura Municipal de Manhuaçu, iniciou-se, no dia 4 de maio, o Curso de Scratch. Essa ferramenta, desenvolvida pelo Media Lab do MIT, em 2007, trabalha com a linguagem de programação, sendo ideal para pessoas que estão iniciando, uma vez que utiliza uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos através de blocos encaixados, o que lembra o Lego.
O curso está sendo ministrado pela professora Luciana Rocha Cardoso e objetiva capacitar alunos da instituição nessa linguagem para que possam trabalhar como monitores no projeto, além de servir de suporte para aquelas professoras e pedagogas das escolas do município que ainda não sentem totalmente à vontade com o Scratch em suas aulas.
O início do curso aconteceu em 4 de maio e tem data marcada para finalizar no dia 6 de junho; nesse ínterim, os alunos já começaram a ter contato com suas funções de monitoria. Estão sendo ofertadas 20 vagas, dentre elas, algumas foram oferecidas a demais alunos interessados em conhecer a ferramenta.
Ressalta-se o pioneirismo da instituição, uma vez que o UNIFACIG é a primeira instituição de ensino superior de Minas Gerais a fazer parte deste projeto.
Texto: Andréia Almeida