Muitos fatores podem fazer você mudar de ideia e querer transferir a faculdade: adequação de horários, mudança de cidade, insatisfação com o curso ou com a instituição escolhida. Se estiver em algum desses momentos de vida, saiba que a troca é possível de modo simples.
Para isso, basta observar trâmites como documentação, melhor época para esse processo e a possibilidade de aproveitamento de disciplinas já cursadas. Tudo para você voltar a ter prazer de estudar e não perder seu tempo.
Está precisando se transferir? Continue lendo, confira os passos necessários e faça a mudança já!
Entenda como funciona a transferência de faculdade
Para se transferir de faculdade, é preciso pesquisar bem a instituição de destino, saber se ela oferece estrutura e currículo adequados com aquilo que você quer e se as disciplinas são oferecidas em horários ou turnos dentro da sua realidade.
Você pode se transferir para uma instituição particular ou para uma pública — nesse caso, desde que haja sobra de vagas no curso pretendido, o que costuma ser bem difícil.
Após a escolha, formalize o pedido de transferência para que a faculdade informe quais os passos para a conclusão do processo. Reúna toda a documentação pedida e aguarde a análise da sua situação.
Saiba como transferir a faculdade de forma fácil
Agora, veja outras dicas importantes para que esse processo ocorra da melhor forma possível.
Qual a melhor época?
O melhor momento para se transferir de uma instituição para outra é no final do semestre. Quando você encerra um período, pode aproveitar os créditos estudados e já iniciar o próximo semestre na nova faculdade.
Quem pode se transferir?
Qualquer aluno devidamente matriculado em uma faculdade pode pedir transferência e encerrar o contrato de educação.
Como escolher a próxima faculdade?
Antes de se mudar para uma nova instituição, analise a grade curricular do curso pretendido e se ela está atualizada. Além disso, verifique se o curso tem professores reconhecidos no mercado, se a faculdade oferece atividades extracurriculares e se o campus tem uma boa estrutura.
Lembre-se ainda de optar por uma faculdade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que tenha boa reputação no mercado e que vai agregar ao seu currículo e à sua formação.
Confira quais os documentos exigidos para a transferência
A documentação exigida nesse tipo de processo pode variar de uma instituição para outra. Porém, alguns documentos são básicos, como:
- RG e CPF;
- histórico escolar;
- histórico acadêmico da faculdade atual (esse documento permite ver as disciplinas já cursadas, suas cargas horárias e se podem ser aproveitadas na faculdade de destino).
Como vimos, trocar de faculdade pode ser um processo burocrático, mas simples. A partir do momento em que você decide mudar de instituição, o importante é encontrar um novo lugar que ofereça a estrutura e o ensino de que você precise.
Certifique-se também de que a nova casa para a sua formação seja conceituada no mercado, tenha bons professores e oferte o curso nos horários e turnos que se adéquem à sua vida.
Por fim, entregue a documentação necessária, como os de identificação e os históricos escolar e acadêmicos. Tudo estando certo, você muda em pouco tempo e começa a estudar logo, logo.
E se você está pensando em transferir a faculdade, entre em contato com o Centro Universitário UNIFACIG. Nossa equipe está pronta para auxiliar nesse processo!