DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

4 técnicas de redação para vestibular!

Compartilhe esse post

A redação é uma das etapas que os estudantes mais se preparam para o ENEM. Para alguns, pode ser tranquilo; já para outros, pode ser uma luta. O importante é saber que esse tipo de escrita pode ser aprendida, e algumas técnicas de redação podem auxiliar muito no estudo!

É por isso que trouxemos este conteúdo! Aqui você verá as principais dicas que podem ajudá-lo a ter um bom resultado na redação. Boa leitura!

1. Leia sobre diversos assuntos

Alguns professores dizem que, “para escrever bem, é necessário leitura.” Essa frase é uma verdade. É importante ter uma rotina de leitura, pois assim o seu cérebro começará a assimilar a organização textual e um novo conteúdo. Se você tem dificuldade para se concentrar na leitura de algum conteúdo, faça por etapas: 

  • selecione um livro ou um jornal — pode ser online — que você deseja ler diariamente; 
  • use o método Pomodoro para auxiliar, ou seja, marque um tempo de leitura e de descanso;
  • guarde um tempo do Pomodoro para fazer o resumo do que você leu. 

Dessa forma, você conseguirá, gradualmente, tornar a leitura parte de sua rotina. Comece com uma duração menor, como dois Pomodoros de 15 minutos e, aos poucos, de semana em semana, vá aumentando esse tempo.

2. Não fuja do tema

Quando estiver treinando a escrita, faça o possível para não tangenciar o tema, isto é, fugir do tema. Por exemplo, suponhamos que o tema da redação é “O problema da evasão escolar”. O participante tem que manter o foco nesse assunto. Caso ele queira falar sobre a “necessidade dos jovens trabalharem para auxiliar em casa”, ele deve usar essa ideia como argumento, mas ela não pode ser o principal tema do texto.

Alguns alunos acabam tomando a argumentação como base para seu texto e se esquecem do tema principal da redação. Por isso, sempre retome as palavras-chave do tema, tanto na introdução, quanto na conclusão da sua redação.

3. Defina uma tese

A redação do ENEM apresenta um tema e, a partir dele, você defenderá a sua tese. Por exemplo, em 2016, o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Observe que esse tema trouxe uma afirmativa para nós: “a intolerância religiosa no Brasil existe”. Portanto, o que os avaliadores querem de nós é que demonstremos quais caminhos podemos seguir para combater essa intolerância. 

Sendo assim, é importante o participante não negar a intolerância religiosa, nem dissertar sobre religiões — caso contrário, estará tangenciando o tema. O foco deve estar em defender a sua tese, ou seja, o seu ponto de vista, por exemplo: “é preciso retirar o respeito às diferenças religiosas apenas do mundo das ideias e levá-las para a prática.” Depois que você tem a sua tese, desenvolver os argumentos é o próximo passo.

3. Trabalhe sua capacidade argumentativa

A capacidade argumentativa é outra habilidade analisada pelos avaliadores da redação e pode garantir uma boa nota no ENEM. Sendo assim, para garantir uma boa justificativa, busque trazer bons fundamentos para a sua tese. Sempre que possível, utilize citações de pessoas que trazem credibilidade para seu texto. Você pode usar músicas, filmes, livros, biografias. 

Lembre-se de selecionar, pelo menos, dois argumentos: um para ser desenvolvido no segundo parágrafo e outro no terceiro. Assim, você conseguirá trabalhar de maneira eficaz o seu projeto de texto.

4. Busque soluções para problemas atuais

A conclusão de uma redação pede uma solução para o tema, porque o ENEM sempre abordará uma problemática nacional. Portanto, preocupe-se em propor uma solução efetiva para esse problema e evite levar para o seu texto recursos como “conscientizar os brasileiros.” 

Quando construir o seu último parágrafo, escreva: qual o problema, como solucioná-lo, quem poderá ajudar, detalhe o assunto e termine afirmando qual o resultado é possível obter a partir dessa solução trazida por você.

Viu como as técnicas de redação podem ajudar a organizar o nosso texto e torná-lo mais próximo do que o avaliador espera de nós? Um bom arranjo dos nossos argumentos é fundamental para um resultado positivo!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros estudantes a terem um bom desempenho no ENEM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *