DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça as 6 principais técnicas de memorização!

Compartilhe esse post

Estudar é algo incrível! A partir dos estudos, conseguimos aprender novas informações, conhecer culturas e até mesmo viajar sem sair do lugar. No entanto, é inegável que também há um grande volume de coisas para guardar e nem sempre isso é fácil.

Sendo assim, nada melhor do que investir em técnicas de memorização! Elas são muito úteis para melhorar o rendimento nos estudos, sendo indispensáveis para pessoas em qualquer fase da vida.

Então, que tal conhecer essas técnicas? Continue a leitura e confira a seleção de dicas que separamos para você! 

O que são as técnicas de memorização?

Técnicas de memorização são estratégias utilizadas a fim de ajudar as pessoas a fixarem determinadas informações. Elas são muito úteis para os estudos, mas podem ser úteis em praticamente qualquer contexto.

Quais são as suas vantagens?

Como mencionado anteriormente, as técnicas de memorização são muito úteis para melhorar o desempenho nos estudos e no trabalho, fortalecendo a memória e fazendo com que a retenção de conteúdo seja muito mais eficiente.

Quais são as principais técnicas de memorização?

Agora, confira algumas dicas de técnicas que vão ajudar muito na rotina de estudos!

1. Fale as informações em voz alta

Uma das melhores formas de fixar conteúdos é lê-los em voz alta. Quando lemos só para nós, é mais comum que as informações acabem esvaindo-se com o tempo. O som da voz ativa outros sentidos e faz com que a experiência seja mais eficiente.

2. Use sistemas de recompensa

Recompensar-se, por incrível que pareça, é algo que ajuda muito na hora de guardar informações. Esse tipo de mecanismo faz com que o cérebro crie associações positivas, permitindo que conteúdos fiquem guardados por bem mais tempo.

3. Ensine o conteúdo para outra pessoa

Outra dica incrível para quem quer investir em técnicas de memorização é explicar o conteúdo para outra pessoa. Além de ser ótimo para guardar, esse tipo de estratégia favorece o aprendizado, pois o incentiva a buscar ainda mais detalhes para ensinar da forma correta.

4. Faça resumos e mapas mentais

O uso de resumos e mapas mentais é outra forma interessante de caprichar nas técnicas de memorização. Uma dica legal é fazer o primeiro esboço com tudo o que você lembra sobre o assunto. Depois, revise a teoria e preencha o que ficou faltando.

5. Capriche nos exercícios

Fazer exercícios é a melhor maneira de fixar qualquer tipo de conteúdo. Afinal, a prática leva à perfeição! Sendo assim, não deixe de resolver o máximo de questões que conseguir. 

6. Revise o conteúdo

Por fim, outra dica imprescindível é a revisão dos conteúdos. Temos uma curva de memorização antes do aprendizado e, por isso, é importante manter-se em contato com o conteúdo recentemente visto até que ele vá parar na “pastinha” de memória a longo prazo em nosso cérebro.

Gostou de conhecer essas técnicas de memorização e saber o porquê da importância delas para a sua rotina de estudos? Agora, é hora de colocá-las em prática para, assim, ter melhores resultados em tudo o que se propor a fazer!

Em caso de dúvidas (ou se quiser saber mais sobre os nossos cursos e oportunidades), não deixe de entrar em contato com a UNIFACIG! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *