É verdade que se dedicar aos estudos requer muito foco e concentração. Mas, ao mesmo tempo, nem sempre é fácil vencer a procrastinação e eliminar as distrações. Pensando nisso, este texto apresenta as melhores dicas para você turbinar a sua rotina e impulsionar a realização de tarefas estudantis ou acadêmicas.
Adiante, você aprende sobre técnicas de estudo, como a prática distribuída, o teste rápido, a autoexplicação e o estudo intercalado, que usam metodologias específicas para melhorar o tempo gasto para desempenhar uma tarefa. Tem curiosidade sobre o tema? Continue a leitura para aprender mais!
Por que técnicas de estudo aumentam a performance nos estudos?
Hoje em dia, com tanto acesso às novas tecnologias, fica fácil perder a atenção. Um exemplo disso é quando paramos para ver a hora no celular, mas acabamos nos esquecendo de completar essa tarefa ao começar a navegar pelo dispositivo. O pior é que pode ocorrer o mesmo com os estudos!
O motivo é que o hábito de estudar requer, necessariamente, concentração, para fazer a leitura de um conteúdo educacional ou realizar uma tarefa de casa, por exemplo. Nesse sentido, você deve aplicar técnicas de estudo para evitar distrações e aumentar a sua capacidade de concentração em uma única atividade, por determinado tempo.
Quais são as principais técnicas para impulsionar os estudos?
Até aqui, você sabe que metodologias são bem-vindas para otimizar os estudos, mas quais são as principais técnicas para quem quer melhorar a qualidade da rotina estudantil?
1. Prática distribuída
A prática distribuída, como o nome pode sugerir, propõe a distribuição do conteúdo a ser estudado ao longo do dia, e não apenas em um único período. Com esse método, o estudante pode estudar 1 hora pela manhã, 1 hora à tarde e 1 hora à noite, por exemplo, ao invés de se dedicar 3 horas seguidas a tarefas estudantis.
2. Teste prático
O teste prático, que pode ser bastante eficiente, se comparado a métodos tradicionais de aprendizagem, consiste em resolver tarefas que simulam uma prova. Dessa forma, a técnica ajuda a adquirir conhecimentos e enfatizar assuntos ou áreas nos quais o estudante tem mais ou menos habilidade.
3. Estudo intercalado
O estudo intercalado, também chamado de rotação de matérias, controla a distribuição de conteúdos de diferentes disciplinas, mas que exigem uma igual dedicação do estudante. A partir desse método, é possível estudar para muitas matérias de forma intercalada ao longo do dia, sem deixar que os assuntos se acumulem até o dia da prova.
4. Autoexplicação
A autoexplicação, bastante indicada para conteúdos mais abstratos, consiste em uma leitura inicial da disciplina e, em um segundo momento, requer que o estudante explique com as próprias palavras o que leu e compreendeu sobre o tema. Isso reforça o aprendizado e contribui para a memorização.
Uma última dica para quem quer turbinar o desempenho estudantil é conciliar as técnicas de estudo com um cronograma, que facilita o planejamento do semestre, com a descrição de objetivos bem delimitados e metas que possam ser atingidas em uma escala de tempo razoável.
Neste texto, você aprendeu sobre as diferentes técnicas de estudo, indicadas, especialmente, para quem quer ter um melhor rendimento na escola ou na faculdade, mas luta contra as distrações e a falta de concentração no dia a dia.
O post foi realmente útil para você? Então, continue se informando com dicas que ajudam a melhorar a qualidade dos estudos. Assine agora, gratuitamente, a nossa newsletter e receba outros materiais interessantes em primeira mão!