DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

O que é e como funciona a técnica Feynman? Entenda!

Compartilhe esse post

Existem diversos métodos de estudo que ajudam os alunos no aprendizado. Para assimilação mais rápida e total absorção do conteúdo, a técnica Feynman pode ser uma aliada. Ela foi criada pelo físico norte-americano do século XX, Richard Feynman, que dizia que podemos aprender qualquer assunto, desde que ele seja explicado de forma simples.

Muitas pessoas utilizam a técnica para aprender de forma mais rápida, visando a melhorar seu desempenho ou a se sair bem em provas e concursos. Vamos saber mais?

Quais são os benefícios da técnica Feynman?

O intuito da técnica Feynman é realmente assimilar o conteúdo estudado, e não apenas decorar, só que em um período mais curto. Por isso, ela é importante para entender assuntos complicados e melhorar a capacidade de memorização.

Como usar a técnica Feynman?

A técnica Feynman pode ser utilizada em diversos contextos: estudar para uma prova, entender melhor o conteúdo de cada aula, fazer o Enem ou prestar vestibular, realizar um concurso, entre outros. Veja quais passos você precisa seguir!

Escolha um assunto e pesquise sobre ele

A primeira etapa é bem simples. Basta definir o tema central de seu estudo e pesquisar mais sobre ele, a fim de se aprofundar. É algo que você já domina ou tem dificuldade? Pergunte ao professor, pesquise em livros ou na internet e anote tudo com suas próprias palavras. O hábito de escrever ajuda na memorização.

Ensine para alguém

Agora que você já entende o assunto, é o momento de explicar para alguém, mas vale lembrar que essa pessoa talvez não saiba do que se trata. Por isso, a ideia é ensinar de uma forma que até um leigo no assunto compreenda.

Vale ser para um amigo, para um familiar e, se possível, até para uma criança menor. Se ela entender, é sinal que a informação ficou clara. Mas se não tiver ninguém na hora para fazer essa atividade, só finja que está explicando para alguém. Pode ser até em frente ao espelho. Caso você se esqueça de algo durante sua explicação, indica que precisa estudar mais.

Encontre o que deve melhorar

Durante essa explicação anterior, é possível que aconteçam falhas, mas isso é algo normal. Esse processo é necessário para identificar pontos de melhorias e ver se algum conceito não ficou tão claro como deveria. Também é hora de deixar sua escrita mais fluída e coerente. Outra dica é ler em voz alta, para identificar se o que você escreveu fica bom para quem ouve.

Revise e simplifique o tema

Por fim, você deve revisar tudo aquilo que escreveu e analisar cada informação, se as ideias estão relacionadas e se existe conexão entre os tópicos descritos. Deixar o texto com sua cara, ou seja, com suas palavras e seu estilo de escrita, é fundamental para compreender o assunto e repassar adiante. Crie histórias, analogias, mas tudo precisa fazer sentido e ser simples.

Viu como é simples aprender o que quiser? Desde que você estude de forma objetiva, seus planos só tendem a ser concretizados. É o que o físico criador da técnica Feynman sempre dizia, recebendo elogios pela sua forma fácil e prática de ensinar suas teorias, seus estudos e suas descobertas.

Gostou de aprender essa nova técnica? Então, cadastre-se agora em nossa newsletter para continuar acompanhando mais dicas de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *