É verdade que se dedicar aos estudos requer muito foco e concentração. Mas, ao mesmo tempo, nem sempre é fácil vencer a procrastinação e eliminar as distrações. Pensando nisso, este texto apresenta as melhores dicas, além de técnica de estudo, para você turbinar a sua rotina e impulsionar a realização de tarefas estudantis ou acadêmicas.
Adiante, você aprende sobre as melhores maneiras de manter a concentração, como a prática distribuída, o teste rápido, a autoexplicação, o estudo intercalado e outras possibilidades, que usam metodologias específicas para melhorar o tempo gasto para desempenhar uma tarefa. Tem curiosidade sobre o tema? Continue a leitura para aprender mais!
Por que técnicas de estudo aumentam a performance nos estudos?
Hoje em dia, com tanto acesso às novas tecnologias, fica fácil perder a atenção. Um exemplo disso é quando paramos para ver a hora no celular, mas acabamos nos esquecendo de completar essa tarefa ao começar a navegar pelo dispositivo. O pior é que pode ocorrer o mesmo com os estudos!
O motivo é que o hábito de estudar requer, necessariamente, concentração, para fazer a leitura de um conteúdo educacional ou realizar uma tarefa de casa, por exemplo. Nesse sentido, você deve aplicar técnicas de estudo para evitar distrações e aumentar a sua capacidade de concentração em uma única atividade, por determinado tempo.
Quais são as principais técnicas para impulsionar os estudos?
Até aqui, você sabe que metodologias são bem-vindas para otimizar os estudos, mas quais são as principais técnicas para quem quer melhorar a qualidade da rotina estudantil? Pensando em oferecer possibilidades para melhorar sua rotina, apresentamos várias opções. Continue lendo e confira!
1. Prática distribuída
A prática distribuída, como o nome pode sugerir, propõe a distribuição do conteúdo a ser estudado ao longo do dia, e não apenas em um único período. Com esse método, o estudante pode estudar 1 hora pela manhã, 1 hora à tarde e 1 hora à noite, por exemplo, em vez de se dedicar 3 horas seguidas a tarefas estudantis.
Desse modo, você consegue manter o foco e o equilíbrio ao longo do seu dia, sem deixar para trás nenhum compromisso que tenha assumido. Portanto, esse método pode ser eficiente e gerar bons resultados.
2. Teste prático
O teste prático, que pode ser bastante eficiente, se comparado a métodos tradicionais de aprendizagem, consiste em resolver tarefas que simulam uma prova. Dessa forma, a técnica ajuda a adquirir conhecimentos e enfatizar assuntos ou áreas nos quais o estudante tem mais ou menos habilidade.
Por exemplo, se você está estudando para um vestibular, vale a pena utilizar provas passadas e simular o ambiente do que vai realmente acontecer no dia. Para isso, tenha um canto apropriado e use um despertador.
3. Estudo intercalado
O estudo intercalado, também chamado de rotação de matérias, controla a distribuição de conteúdos de diferentes disciplinas, mas que exigem uma igual dedicação do estudante. A partir desse método, é possível estudar para muitas matérias de forma intercalada ao longo do dia, sem deixar que os assuntos se acumulem até o dia da prova.
Assim, é possível avançar no aprendizado das matérias para não se cansar de um mesmo assunto. Dessa maneira, você melhora o seu rendimento e tem maior probabilidade de se dar bem nas avaliações.
4. Autoexplicação
A autoexplicação, bastante indicada para conteúdos mais abstratos, consiste em uma leitura inicial da disciplina e, em um segundo momento, requer que o estudante explique com as próprias palavras o que leu e compreendeu sobre o tema. Isso reforça o aprendizado e contribui para a memorização.
Uma última dica para quem quer turbinar o desempenho estudantil é conciliar as técnicas de estudo com um cronograma, que facilita o planejamento do semestre, com a descrição de objetivos bem delimitados e metas que possam ser atingidas em uma escala de tempo razoável.
5. Mapas mentais
Os mapas mentais são uma excelente alternativa para você estudar temas amplos e que apresentam diversas conexões. Esse recurso de gestão de informações é especialmente útil para memorizar diversos elementos como conceitos, definições, ligações e categorias.
Esse tipo de diagrama é confeccionado a partir de uma ideia central e que se amplia para vários ramos que apresentam alguma ligação com o tópico proposto.
Logo, cada uma dessas ramificações apresenta um desdobramento ou detalhamento do conceito inicial, formando uma rede parecida com os neurônios em um cérebro. Por conta de sua estrutura visual, ele serve para simplificar a análise, memorização e organização de ideias mais complexas.
6. Estudo mnemônico
Essa metodologia pode ajudar a descontrair seus estudos e garantir que você se divirta enquanto tem sua rotina de aprendizado. Isso porque, por meio do método mnemônico, você pode utilizar frases engraçadas e músicas para ajudar na memorização.
Isso é muito comum em cursinhos preparatórios de vestibular, por exemplo. Neles, os professores criam paródias de música para facilitar o entendimento e ajudar na absorção do conteúdo, que muitas vezes é denso e difícil de entender.
Assim, vale a pena adotar essa estratégia também no seu dia a dia. Pense em paródias que ajudem no seu entendimento e na memorização das matérias. Assim, você tem mais diversão e também exercita a criatividade.
7. Releituras
Caso você goste de fazer anotações e usar marca texto ao ler um conteúdo, essa técnica vai lhe ajudar a relembrar os assuntos e os pontos importantes que você destacou durante a primeira vez que viu o conteúdo.
Nesse sentido, é importante dar ênfase aos fatos que foram sublinhados e realçados e tentar procurar possíveis dúvidas a fim de tornar o método mais eficiente. Vale também voltar ao texto mais de uma vez. Isso vai auxiliar a deixar tudo fresco na memória.
8. Interrogação elaborativa
Conseguir explicar uma matéria de maneira simples e que até pessoas que não tiveram um mínimo contato com o assunto é fundamental e pode consolidar o seu aprendizado. Nesse sentido, a interrogação elaborativa é uma boa técnica de estudo.
Isso porque, por meio dela, você precisa elaborar explicações e argumentações para justificar o que foi estudado. Desse modo, é possível entender quais são os pontos nos quais têm mais dificuldade, dado que, caso não consiga apresentar uma boa argumentação, provavelmente não tenha compreendido o conteúdo por completo.
Entendeu como é importante aplicar uma técnica de estudo para melhorar a sua performance? Portanto, vale adotar o que você aprendeu sobre os diferentes métodos, indicados, especialmente, para quem quer ter um melhor rendimento na escola ou na faculdade, mas luta contra as distrações e a falta de concentração no dia a dia.
O post foi realmente útil para você? Então, continue se informando com dicas que ajudam a melhorar a qualidade dos estudos. Assine agora, gratuitamente, a nossa newsletter e receba outros materiais interessantes em primeira mão!