Os alunos do 1º Período de Psicologia, através da disciplina Projeto Integrador I, realizaram o Projeto “IDENTIDADE E DIVERSIDADE” sob coordenação do Professor Mestre Márcio Rocha Damasceno. A proposta foi trabalhar os conceitos mencionados utilizando não só a interdisciplinaridade entre: Sociologia, Anátomo-Fisiologia, Processos Básicos em Psicologia, Psicologia, Profissão e Ética e, Bases Epistemológicas da Psicologia.
Utilizando as Metodologias Ativas como ferramentas no processo ensino-aprendizagem, especialmente a Gamificação – que segundo James Paul Gee “o jogador está constantemente aprendendo sobre o jogo (como jogar e avançar no jogo) e além do jogo (aprendizados que serão úteis de alguma forma na vida prática do jogador). Com isso, é possível saber aprender rápido, trabalhar em grupo, ter senso crítico, tomada de decisões e criatividade, são algumas habilidades passíveis de serem aprendidas com os jogos, que cada vez mais são exigidas no mercado de trabalho e que ainda são pouco trabalhadas em sala de aula”.
Com essa ferramenta utilizada para gerar maior engajamento, motivação da ação, os alunos criaram jogos visando o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, através do tema “Identidade e Diversidade”. Vários jogos foram confeccionados e os objetivos alcançados através do aprender brincando. O material foi utilizado com as crianças do CAF (Centro de Apoio à Família), no Bairro São Francisco, numa tarde de muitas atividades e participação integral dos estudantes de Psicologia. para as próximas disciplinas e turmas, mostrando o quanto é importante esse trabalho em equipe.
A interdisciplinaridade entre os diferentes conteúdos, permite uma prática profissional mais conectada com a realidade e o saber universitário, tornando a aprendizagem mais interessante, estimulante e significativa.
Texto: Márcio Rocha Damasceno