Os alunos do quinto período apresentaram os resultados do Projeto Interdisciplinar I, a análise de custos e desempenho da indústria local. A concepção do projeto objetiva que os alunos desenvolvam análises de custos sobre os produtos fabricados por empresas de Manhuaçu e das cidades vizinhas, onde eles residem. Participaram do projeto empresas de pequeno, médio e grande porte da região. A proposta alinha-se ao projeto pedagógico do curso, cujos objetivos incluem a ampla participação dos alunos nas atividades locais, para que não só se insiram neste mercado de trabalho, mas também possam contribuir para o seu desenvolvimento.
Os resultados foram apresentados no Coffee Valley, a incubadora de projetos empreendedores que o Unifacig criou, como oportunidade de desenvolvimento de negócios. Durante uma agradável noite, alunos puderam apresentar análises sobre oportunidades e desafios enfrentados por empresários da indústria local, avaliando suas escolhas de produção, de preço e de marketing, entre outros aspectos. O projeto ganha maior destaque se levarmos em consideração que as análises se concentram em colocar os alunos a refletir sobre os desafios destes negócios em reduzir custos sem comprometer a qualidade dos produtos.
O projeto prepara os alunos para o mercado de trabalho ao orientá-los a realizar visitas técnicas às empresas participantes, reuniões com os empresários, coletando informações sobre seu processo produtivo, mix de produção, além de dados sobre os custos e despesas do negócio. Posteriormente, as informações são organizadas e, em seguida, relatórios sobre o custo de produção do período, lucratividade e volume de vendas são produzidos, servindo de apoio para a construção do parecer dos alunos sobre o desempenho individual dos produtos analisados e sobre a empresa de maneira geral.
Todo o escopo do projeto se baseia nas habilidades e competências demandadas pelo Contador, entre elas, a elaboração de pareceres sobre desempenho econômico, financeiro e patrimonial das organizações de pequeno, médio e grande porte. Assim, ao desenvolver as análises mencionadas, eles se preparam para oferecer ao mercado as habilidades que ele necessita. As ações do projeto direcionam os alunos a experimentar ações de consultoria contábil, uma vez que os resultados são desenvolvidos aos empresários e na maioria das vezes, lhes gera feedback sobre oportunidades de melhoria do negócio, além de verificar ameaças à sua sobrevivência.
Os trabalhos compreenderam análises sobre diversos negócios locais como a produção de pizzas, peças de acabamento em granito, salgadinhos a base de milho, iogurte, temperos e condimentos, entre outros. Avaliaram os projetos os professores Fabrício Afonso, coordenador do projeto, e os professores Oscar Lopes, coordenador do curso e a professora Silvana Cristina. Prestigiaram ainda as apresentações os alunos do sétimo período do curso, favorecendo a interdisciplinaridade entre disciplinas e períodos, ação apoiada pelo curso em seu projeto pedagógico. Os resultados dos projetos serão levados aos empresários das empresas participantes, a fim de que possam avaliar sua aplicação no cotidiano de formação do preço de venda dos produtos comercializados e compreensão dos custos envolvidos na produção. Segundo relato dos alunos, após a apresentação dos resultados, há casos em que o empresário decide pela alteração do preço de seu produto, a partir das sugestões de melhorias fornecidas pelo projeto.
Texto: Fabrício Afonso