No dia 31 de outubro, o Centro Universitário Unifacig realizou o “Primeiro Digitalize”, um workshop de Marketing Digital direcionado a micro e pequenas empresas de Manhuaçu e região. Organizado pelos alunos do quarto período dos cursos de Administração e Ciências Contábeis como parte das atividades extensionistas da instituição, o evento foi realizado no Campus Alfa Sul e contou com uma programação dinâmica que reuniu empresários e profissionais interessados em expandir seus negócios no ambiente digital.
O workshop teve duas palestras de destaque. A primeira, intitulada “Marketing de Conteúdo como Estratégia para Otimizar Negócios”, abordou como o marketing de conteúdo pode fortalecer marcas e impulsionar o engajamento dos clientes ao longo do tempo. A segunda palestra, “IA na Prática: Encantando Clientes e Impulsionando Vendas para Pequenos Negócios”, explorou o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio na criação de experiências mais personalizadas e atrativas para o consumidor.
Conteúdo para gerar negócios
Na palestra de abertura “Marketing de conteúdo como estratégia para otimizar negócios”, o professor e gerente de Marketing do Sicoob, Luiz Gustavo Leite, enfatizou a importância de ter objetivos claros no marketing e destacou que empresas que educam seus clientes criam relacionamentos mais sólidos. Ele sugeriu a criação de conteúdos consistentes, informativos e persuasivos, utilizando histórias e imagens que ressoem com o público para fortalecer o vínculo com a marca.
Segundo ele, o conteúdo deve ser convincente, levando o cliente a compreender o ponto de vista da marca. “Boas histórias focadas no cliente e imagens que falem por si são fundamentais”, comentou, sugerindo que o conteúdo criado seja amplamente divulgado, aproveitando todos os canais disponíveis para maximizar seu alcance.
Inteligência Artificial para impulsionar vendas
Na palestra “Inteligência Artificial na prática: encantando clientes e impulsionando nendas para pequenos negócios”, Ana Paula Paixão abordou o papel da Inteligência Artificial (IA) como aliada para transformar o atendimento ao cliente e alavancar resultados comerciais.
Ana Paula explicou que a IA regenerativa é uma ferramenta poderosa para apoiar profissionais em momentos de baixa criatividade, mas ressaltou a importância de combiná-la com nossa inteligência natural. “É a nossa inteligência individual que aprimora a inteligência artificial, pois ela ainda não possui a visão crítica e analítica que só o ser humano tem”, destacou a palestrante, lembrando que, para garantir resultados realmente relevantes, é fundamental que o empreendedor seja o especialista no próprio negócio.
Ana Paula também orientou sobre a criação de prompts eficazes para interagir com a IA, mencionando que, para obter respostas precisas, é essencial considerar o arquétipo do cliente ideal, o contexto e a missão da empresa. “Explorar a IA é um grande passo, mas precisamos definir comandos e formatos inteligentes para alcançar os melhores resultados”, explicou. Além disso, ela enfatizou que, após a primeira resposta da IA, o usuário deve realizar ajustes, refinando o conteúdo para obter insights mais detalhados e específicos.
Ao encerrar a palestra, Ana Paula deixou um conselho prático: “Para não sermos robôs, não podemos agir como robôs.” Ela ainda afirmou: “Se estivermos em constante desenvolvimento, não precisamos temer a IA. Ao contrário, podemos colher grandes benefícios dessa tecnologia se ela estiver aliada ao nosso crescimento contínuo”, finalizou.
Oportunidade de interação
Além das palestras, o evento foi marcado por sessões interativas e sorteios de brindes, que incentivaram a participação ativa dos presentes. Os empresários também tiveram a oportunidade de conhecer produtos e serviços oferecidos por empresas parceiras e patrocinadoras, que montaram estandes para apresentação e demonstração de suas soluções. O ambiente descontraído e colaborativo permitiu que os participantes realizassem networking e trocassem experiências, explorando possíveis colaborações e parcerias de negócios.