DIA

DE

Tempo de leitura: 5 minutos
Tempo de leitura: 5 minutos

Oficinas Pedagógicas: Tecnologias Aplicadas na Educação são Realizadas pelo Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aos Alunos da Escola Estadual de Manhuaçu

Compartilhe esse post

           No dia 09 de setembro, foram realizadas, nas dependências do UNIFACIG, oficinas com o tema de “Tecnologias Aplicadas na Educação” administradas pelos alunos do 2º Período do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aos alunos do 2º Período do curso Normal Magistério da Escola Estadual de Manhuaçu, onde nesta escola é ofertada a disciplina de Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, e as oficinas vieram para complementar o aprendizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            Cerca de 22 alunos do curso Normal Magistério participaram das Oficinas sobre o Uso de Tecnologias Aplicadas na Educação como recurso pedagógico em sala de aula. As oficinas foram administras pelos alunos do 2º período do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNIFACIG com o objetivo de demonstrar aos futuros professores e educadores como desenvolver atividades interdisciplinares com materiais recicláveis para construção de habilidades e competências na estrutura de lógica de programação, na prática, e ferramentas tecnológicas que auxiliam em sala de aula, incentivando a leitura, pesquisa e crítica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          Os alunos do Normal Magistério foram divididos em dois grupos, nos quais participaram das seguintes oficinas em momentos diferentes.

          Oficina 1: ADS Introduction  – neste momento, os alunos do UNIFACIG apresentaram o editor de texto Word e como usar as regras da ABNT mostrando um template de atividades utilizadas na construção de artigos e atividades complementares; apresentaram as APPs do Google, dando destaque para o Google Drive (como armazenar em nuvens); Youtube Coverter que faz download de vídeos do Youtube, algo que poderia ser usado para completar conteúdos em sala de aula como aprendizado audiovisual; o site Wix na criação de sites e Apps;  e uma palhinha sobre o Snaptube.

          Oficina 2: ADS Desplugada – Através de atividades desplugadas, que consiste em produção e realização de atividades sem a necessidade de uso do computador, a gameficação propõe atividades que podem ser excelente veículos para ensinar programação para crianças com jogos e brincadeira “offline”, o professor pode implementar desafios de lógica, que, para serem resolvidos com fatos e criatividade. Nesta oficina os alunos construíram o Ábaco para ensinar lógica de matemática, jogo Torre de Hanoi, Jogo de Robô Humano com ações diretas de movimentos para ensinar lateralidade e raciocínio lógico, jogo de memória, Jogo de Dama, jogo de baralho matemático com operações básicas. Os alunos do UNIFACIG desenvolveram alguns trabalhos com materiais recicláveis no qual foram doados para os participantes, como o Ábaco, Torre de Hanoi, e jogo de memória.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas durante as Oficinas tiveram como objetivo ajudar os alunos a construir seu conhecimento, extraindo o melhor seu melhor aproveitamento a ajudar a adquirir e a fixar o conteúdo de uma forma mais lúdica em salas de aulas.

          Como a qualidade do ensino está relacionada com a aprendizagem do aluno, as técnicas de ensino-aprendizagem são importantes para conseguir atingir essa qualidade. Desse modo, essas estratégias devem ser muito bem pensadas pelo professor, o qual deve ter bastante cuidado não só no planejamento, mas também na execução dessas ideias.

         “Aulas tradicionais em sala de aula deve ser modificado, não deve ser mais ter uma classe com alunos o tempo todo sentados, em fileiras e só observando. Atualmente, esse ambiente ser realizada através de oficinas, com a participação dos alunos e assim coletar melhores resultados no aprendizado”, comenta a Coordenadora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Luciana R. Cardoso.

         “A oficina foi ótima, onde puderam participar de processos de experimentação, desenvolvendo competências de abertura ao novo e da curiosidade para aprender. Refletiram sobre a estrutura da linguagem de programação de forma prática. Seria ótimo fazermos uma parceria entre rede estadual e faculdade, pois poderíamos desenvolver nessa disciplina um projeto no qual os alunos da faculdade traria as novidades da informática voltadas p a área educacional.”, comenta a Coordenadora do curso Normal Magistério Lenir Andrade de Miranda.

          Ainda a Coordenadora do curso Normal Magistério, Lenir fala “Procurei a coordenadora Luciana do curso de ADS para firmamos uma parceria entre as instituições de ensino para enriquecer o currículo dos alunos, uma vez que é essencial ao novo conhecimento de aprendizagem, pois tudo evolui, inclusive a forma de ensinar.”

Texto: Coordenadora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Luciana Rocha Cardoso

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *